Nenhum país do planeta está vacinando contra a Covid-19 de uma maneira tão rápida como Israel. De acordo com as informações oficiais, o país precisou de apenas 12 dias para chegar na marca de 1 milhão de pessoas com o imunizante.
Para se ter uma ideia do tamanho desse dado, isso representa cerca de 10% da população do país. De acordo com a plataforma Our World in Data, nenhum dos outros 42 países que já estão vacinando contra a Covid-19 está indo tão rápido.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comemorou o dado nas suas redes sociais. “É importante para mim que todos nós e o público árabe no Estado de Israel sejamos vacinados rapidamente, isso é importante porque se trata de salvar vidas e só então poderemos voltar à vida normal”, disse ele.
Israel não foi o primeiro país do mundo a começar a sua vacinação contra o coronavírus. Eles começaram a campanha por lá ainda no último dia 20 de dezembro. Mas de lá para cá, a campanha foi se massificando.
De acordo com especialistas, Israel possui uma centralização no seu sistema de saúde. Isso portanto acaba facilitando o processo de vacinação no país. Como tudo lá acaba sendo mais uniforme, o imunizante está chegando na população com mais rapidez.
Vacina em Israel
O Brasil também possui um sistema se centralização da saúde pública. É o Sistema Único de Saúde (SUS). Mas por aqui a vacinação ainda não começou. O presidente Jair Bolsonaro já chegou a dizer que não se pode ter pressa e defendeu mais testes antes de se aplicar o imunizante na população.
O curioso nisso tudo é que o governo brasileiro possui muita proximidade ideológica com o governo de Israel neste momento. Aliás, Bolsonaro também possui laços de concordância com o governo dos Estados Unidos. Mas o Brasil não seguiu a rapidez desses países no processo de vacinação.