Popular entre os atletas, as bebidas isotônicas possuem a mesma concentração de sais ou semelhante, a dos fluidos do corpo humano, como o suor, por exemplo.
Diante disto, são considerados repositores eficazes para aqueles indivíduos que se desidratam rapidamente, já que são absorvidas de forma mais fácil e ágil pelo organismo.
Compostos basicamente por água, carboidratos, sais de sódio, de potássio e dependendo da marca, algumas vitaminas, os isotônicos podem ajudar a melhorar o rendimento, inclusive, evitar o estresse muscular e térmico desses atletas.
Apesar de tantos benefícios, o consumo excessivo da bebida pode causar prejuízos à saúde bucal, dentre eles, a erosão dos dentes.
Erosão dos dentes por isotônico
De acordo com uma pesquisa realizada ainda nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, 45% dos atletas entrevistados tiveram erosão nos dentes, devido ao consumo exacerbado de isotônicos.
Isso ocorre devido à perda considerável de minerais nos dentes, após a ingestão deste tipo de bebida. Além disso, a salivação, que tem a função de neutralizar o processo de desmineralização, não consegue ser suficiente, quando este consumo se torna excessivo.
Todas as bebidas que possuem pH abaixo de 5,5 podem ser nocivas para o esmalte dental, segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) e isso foi constatado através de um estudo realizado pelo conselho em parceria com UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) em parceria com a UFPB (Universidade Federal da Paraíba).
Erosão dentária
A erosão dentária, nada mais é do que o desgaste da camada externa do dente. Vale ressaltar que não só os isotônicos, como outros alimentos, incluindo algumas frutas podem levar a esse quadro, quando consumidos frequentemente.
Entre os principais sintomas da erosão dentária estão:
- Dor de dente
- Sensibilidade
- Descoloração
- Transparência nas pontas
- Fissuras e rachaduras
Os dentes que sofrem com erosão acabam ficando mais frágeis também, possibilitando até quebras.
Tratamento
O tratamento para esta condição pode ser baseado na redução de bebidas e alimentos com pH ácido, incluindo o uso de cremes dentais para dentes sensíveis.
Além disso, também é importante aumentar a produção de saliva, que pode ser estimulada mascando chicletes sem açúcar ou cristais de gengibre.
Para casos mais avançados, nada melhor, do que buscar atendimento odontológico, a fim de evitar danos no dentes. Veja as principais medidas usadas em consultório odontológico:
- Restaurações com resina
- Aplicação de coroas unitárias ou laminados cerâmicos
- Aplicação de facetas ou lentes de contato
- Uso de flúor tópico para sensibilidade
- Sessões de laser para sensibilidade
O tipo e duração do tratamento dependem do grau da erosão, portanto, a avaliação odontológica é imprescindível.
Lembrando que quanto mais cedo for iniciado o tratamento, menos danos a erosão, causada pelo consumo de isotônicos, irá causar na qualidade dos dentes.
Leia mais: Saúde bucal: confira dicas para cuidar da sua