As redes sociais estão repletas de pequenos vídeos e tutoriais de truques de beleza caseiros.
Apesar de alguns parecerem um boa estratégia para economizar e ainda garantir a transformação do cabelo ou pele; vale alertar que nem sempre esses meios cumprem o que promete, inclusive podem até resultar em agressões graves ao corpo.
Além disso, os especialistas em dermoscosméticos afirmam que as misturas caseiras, diferentes das industrializadas, não possuem controle das substâncias que muitas vezes podem afetar permanente as regiões onde são aplicadas.
Danos causados pelas receitas caseiras de beleza
Queimaduras, manchas e irritações estão entre as principais reclamações dos testadores dos truques de beleza caseiros.
Há inclusive condições bem mais graves, como por exemplo, obstrução de glândulas, blefarite alérgica, acnes e outras inúmeras infecções.
Mesmo que alguns truques pareçam inofensivos, repeti-los em casa pode ser um grande risco colocando tanto a própria aparência como a saúde em jogo.
Truques de beleza que devem ser evitados
Dentre os truques que circulam na rede e são considerados extremamente perigosos, especialistas em saúde dermatológica destacam sete principais.
-
Maquiagens para boca nos olhos
É comum ver vídeos na internet com mulheres usando batom líquido como delineador ou como sombra, mas vale alertar que esses produtos não passaram por testes oftalmológicos, o que pode levar a obstrução dos poros das glândulas em volta da região ocular. Blefarite alérgica, terçol e calázio estão entre as consequências desse ato.
-
Contorno facial “natural”
Outra dica nada positiva que circula nas redes é o contorno facial natural. Ele é feito com o uso do protetor solar em apenas algumas regiões do rosto. Esse ato que pode de deixar algumas partes desprotegidas acaba resultando em manchas, envelhecimento precoce e até em lesões cancerígenas.
-
Microagulhamento caseiro
Visto que os dermarollers, rolinhos com pequenas agulhas usados para furar e estimular o colágeno na pele, já são vendidos no mercado livremente, muitas pessoas arriscam na técnica em casa mesmo, entretanto, isso pode facilitar a entrada de bactérias e alérgenos. É necessário o uso de antissépticos cirúrgicos durante o processo de microagulhamento.
-
Depilação com lixa
Outro tutorial extremamente perigoso que deve ser evitado é a depilação das pernas com lixa.
Essa ação acaba realizando uma fricção agressiva na pele, além de quebrar os pelos por meio de um trauma. Além disso, a lixa ainda provoca uma esfoliação na queratina da pele removendo a primeira barreira de proteção cutânea.
Nas farmácias, mercados e lojas de cosméticos existem produtos de beleza indicados para tratar cada região da pele ou cabelo em versões extremamente acessíveis, portanto, vale a pena apostar em preparos industriais que passaram por estudos e testes, antes de se aventurar nas fórmulas caseiras.
Além disso, buscar uma orientação de um profissional da área de dermatologia ou estética sempre será a melhor opção para garantir resultados efetivos na saúde da pele e cabelo.
Veja também: Problemas na pele podem ser evitados com alimentação estratégica