A Restituição antecipada do Imposto de Renda é uma forma de receber o valor, antes mesmo que a Receita libere aos contribuintes. Todos os anos, o órgão divulga um cronograma de devolução de parte do tributo. Dessa forma, os brasileiros que se enquadram nos critérios, podem ter acesso a essa devolução.
Além disso, a Receita Federal distribui a devolução e lotes de acordo com períodos do calendário, porém existe uma lista de prioridades.
Nesse sentido, aqueles que conseguem enviar a declaração antes, podem receber a restituição primeiro. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que existe uma forma de receber a restituição antecipada do Imposto de Renda.. Através dessa modalidade, é possível receber antes mesmo da Receita Federal liberar os lotes. Veja mais detalhes a seguir!
Saiba como conseguir a restituição do imposto de renda de forma antecipada
Antes de mais nada é importante deixar claro que a restituição antecipada do Imposto de Renda é uma forma de empréstimo, ou seja, não é paga pela Receita Federal e sim por instituições financeiras. Para ter acesso, então, o contribuinte precisa passar pela análise de crédito do banco, assim como em qualquer outro empréstimo. Além do mais, precisa se enquadrar em todos os critérios.
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que cada banco pode oferecer condições diferentes. Não é possível saber a regra de todos, antes de uma consulta com o setor responsável pelos créditos. Mas, existem algumas regras gerais. Naturalmente, o contribuinte deve estar em dia com a Receita Federal. Ele não pode possuir pendências nem ter caído na malha fina.
Além disso, o contribuinte precisa ter a certeza que terá direito à restituição. É importante que o brasileiro verifique se enviou todos os dados corretamente na declaração. Qualquer erro pode impedir a restituição antecipada do Imposto de Renda, uma vez que também impede a devolução do tributo pela Receita Federal.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração são as taxas de juros. Assim como qualquer linha de crédito, existem taxas que os clientes devem arcar. No caso da restituição antecipada, elas variam de 1,78% a 2,8% por mês. Além do mais, o cliente deve arcar com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que pode deixar o valor do empréstimo ainda mais caro. O recomendado é que a pessoa se planeje antes de contratar o empréstimo.
Leia ainda: CAIXA TEM: Resolva de uma vez o seu problema com a senha! Saiba como
Afinal, como posso ter acesso a esse benefício?
Primeiramente, é importante procurar por um banco que ofereça a restituição antecipada do Imposto de Renda. É difícil mensurar em uma lista, uma vez que vários bancos possuem o serviço. Vale procurar pelo gerente do banco, ou até mesmo fazer uma busca em sites como o Google.
Em seguida, o contribuinte precisa verificar toda a documentação. Como já explicado, ele precisa ter a certeza que não haverá qualquer tipo de problema com a Receita Federal. Por fim, é importante ter em mente o quanto poderia receber com a devolução do tributo.
Veja também: Governo LULA confirmou a data do 13º salário do INSS; confira