Quem está sempre acompanhando as atualizações do Brasil 123, sabe que o terceiro lote de restituição do IR 2023 teve o pagamento realizado no dia 31 de julho.
Então, na ocasião, de acordo com informações da Receita Federal, mais de 5,6 milhões de contribuintes receberam cerca de R$ 7,5 bilhões no total.
Sendo assim, de imediato, quem não foi contemplado já quer logo saber quando poderá realizar a consulta para confirmar se entrará ou não no 4º lote, o penúltimo do ano.
Para descobrir a data, siga a leitura e veja também quando será o novo pagamento.
Consulta do IR 2023
De acordo com a Receita Federal, ainda estão por vir dois lotes de restituição do IR 2023 (Imposto de Renda). Consulte a programação:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Dessa forma, vale destacar que geralmente a consulta de um lote é liberada uma semana antes do seu pagamento. Com isso, para o 4º lote, a consulta deverá ser aberta no dia 25 de agosto.
Confira também: Calendário INSS: Aposentados e pensionistas recebem pagamento EM BREVE; consulte
Como vou receber a restituição do IR?
Quando da liberação da consulta do novo lote do IR 2023, confirmado o seu recebimento, é preciso ter ciência de que o depósito da restituição é realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Ainda mais, vale lembrar que a conta precisa estar no nome do declarante, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
Veja ainda: Consignado INSS: Juros terá teto de 1,91% ao mês
O que aconteceu para eu ainda não ter recebido?
Se a grana ainda não caiu na sua conta, o primeiro passo é verificar a situação da sua restituição. A saber, a consulta pode ser feita pelo extrato da declaração, por meio da página “Imposto de Renda”.
Em resumo, de acordo com a Receita, entre os principais motivos para o não recebimento da restituição do Imposto de Renda estão:
- Ainda não chegou o seu momento: Neste caso, o Fisco aconselha que o contribuinte fique atento ao cronograma de recebimento da restituição;
- Você está em malha fiscal;
- Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e sua restituição será utilizada para compensá-las;
- As informações de sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada.
Leia também: Gasolina vai aumentar nos postos do país