Nesta primeira semana de janeiro, a Secretaria de Economia do Distrito Federal divulgou o calendário oficial de pagamentos do IPVA 2023. Aqueles contribuintes que optarem pelo pagamento à vista vão receber 10% de desconto.
Nesse caso, o contribuinte que deseja receber o desconto não pode estar com débitos em aberto para o veículo. Serviços como emissão do Seguro DPVAT, licenciamento ou multas do veículo, por exemplo, são de responsabilidade do Departamento de Trânsito (Detran).
Mais detalhes sobre o IPVA 2023
Primeiramente, vale destacar que quem preferir pagar o valor parcelado poderá dividir o IPVA em até seis vezes. Nesse contexto, o contribuinte pode acessar o site da secretaria para consultar e emitir a guia de recolhimento: o Documento de Arrecadação (DAR), para pagar IPVA.
Além disso, é importante ter em mente que todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. Alguns, no entanto, são isentos. O imposto, por sua vez, é de responsabilidade do Detran. O órgão é quem estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.
Assim como mencionado, é possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. No geral, é possível conseguir descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista. Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, organizado pelo número final da placa do veículo.
Ademais, cabe destacar ainda que este é um dos impostos mais importantes e que deve ser pago até o momento do licenciamento do veículo. Nesse sentido, o contribuinte que não pagar dentro das datas determinadas pelo Detran fica sujeito a multas e juros. Além das multas e juros, o cidadão pode ter problemas ainda mais sérios, principalmente, quando parado em blitz policial.
Saiba como emitir a guia para pagamento
A saber, a emissão do boleto IPVA 2023 – assim como a consulta – do imposto deve ser feita no portal oficial do Detran no seu estado. Ao entrar no sistema, o contribuinte tem acesso a todas as pendências, débitos e multas existentes no portal.
As condições de pagamento do IPVA são de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito, assim como calendários, datas e prazos. Diante disso, para realizar a consulta do IPVA e ter acesso a todos os débitos e formas de quitação das pendências, é só seguir o passo a passo abaixo:
- Em primeiro lugar, vá até o portal do Detran do seu estado;
- Em seguida, clique em Sistemas;
- Então, selecione IPVA;
- Informe os dados solicitados;
- E, por fim, faça o envio.
No geral, os dados solicitados têm a ver com o número de RENAVAM. Pelo portal, também há como emitir a 2ª via da guia do IPVA. Além disso, vale destacar que alguns estados apresentam aplicativo de forma que facilite a vida do contribuinte. Por fim, ainda é importante lembrar que nem todos os estados pagam o imposto nas mesmas localidades. Sendo assim, é imprescindível que no ato da consulta de pagamento o contribuinte tenha acesso aos locais em que recebem os boletos do IPVA em sua região.