O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é pago todos os anos por proprietários de veículos. Embora esteja previsto na Constituição Federal, trata-se de uma taxa estadual. Isso significa que quem determina a alíquota do pagamento é o governo estadual. Além disso, a arrecadação do tributo vai para o cofre do estado.
Assim, cada estado fica livre para cobrar seu IPVA. O pagamento não pode ser extinto, mas tem como obter o desconto em alguns lugares.
O cenário para esse imposto teve uma elevada alta durante o ano, ocasionando um peso nas contas do cidadão. O acumulado até o mês de novembro aponta uma alta média de 20%. Porém, essa situação aparece melhor em um dos estados brasileiros.
Tal estado está situado na Região Sul do Brasil e é o Paraná, que possui benefícios aos contribuintes com o desconto.
Redução do IPVA para contribuintes no Paraná
O Nota Paraná é um programa criado pelo governo estadual do Paraná, que permite que as pessoas consigam créditos ao informar o CPF quando vão fazer compras. Além de beneficiar a população, o Nota Paraná ajuda o Governo a evitar fraudes no pagamento de impostos.
Nesse sentido, um de seus benefícios é a possibilidade de obter descontos no pagamento do IPVA. Dessa forma, para pagar uma taxa menor, é necessário se inscrever no programa.
Para fazer isso, é necessário acessar o site do programa. Assim, a pessoa precisa procurar a aba ‘cadastrar’ e seguir o passo a passo do site.
Além do desconto, o contribuinte consegue participar de sorteios, que pagam prêmios em dinheiro. Ao se inscrever e emitir o CPF na nota, o inscrito ganha um cupom a cada R$ 200,00 em compras.
Assim, para obter o desconto no IPVA, o cidadão precisa seguir alguns pré-requisitos. Como já dito antes, é necessário que a pessoa esteja inscrita no Nota Paraná. Além disso, ela precisa ser a dona do veículo que receberá o desconto, ou seja, não existe a possibilidade de transferência de créditos.
É importante dizer que o sistema é interligado com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Isso significa que não é necessário informar o número da placa do veículo. Caso ele não esteja no banco de dados do site ou do aplicativo.
Como reduzir o imposto
Nesse sentido, para reduzir o imposto do Nota Paraná, a pessoa precisa entrar no site do programa. Depois, é importante fazer o login, informando o CPF e a senha. Por fim, basta acessar a aba ‘Minha Conta Corrente’ e procurar pela opção ‘Transferir Créditos para pagamento de IPVA’.
Com isso, o cidadão do Paraná consegue obter descontos na hora de pagar o IPVA. A alternativa pode ser boa para aquelas pessoas que buscam uma maneira de economizar dinheiro, principalmente durante o final de ano, com as despesas extras que surgem neste período e nos meses subsequentes.
Quando a infração vai acabar com esses ladrãozeira