Você sabia que o IPVA atrasado no Rio tem data de renegociação até o fim do mês?
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou neste ano, um programa chamado Recupera IPVA. Cujo objetivo é permitir que milhares de pessoas, com pendências com o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor, quitem suas dívidas e regularize sua situação com condições especiais de pagamento e parcelamento.
No entanto, os fluminenses que ainda tem interesse em renegociar suas dívidas de imposto veicular, tem que correr porque o prazo já está acabando.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, leia até o fim. Pois separamos muitas informações importantes sobre este programa para te passar.
O que é o programa Recupera IPVA?
O Recupera IPVA é um programa social, criado pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro em 2021, e tem o objetivo de ajudar milhares de fluminenses a regularizar sua situação junto ao órgão público responsável pelo recebimento, que, neste caso, é o próprio Governo do Estado do Rio.
Através deste programa, os cidadãos, com dívidas de impostos veiculares que foram geradas até 30 de novembro de 2020. Podem renegociar com condições mais que especiais, tanto na taxa de juros, que está com um desconto de até 90%, dependendo do valor da dívida, quanto no parcelamento, que está sendo feito em 24 vezes.
Até agora, 23 mil pessoas já aderiram ao programa e já conseguiram fazer a regularização, no entanto, ainda tem muitos cidadãos que ficaram de fora dessa, e, por isso, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, está reforçando a campanha de negociação nessas últimas semanas de vigência do programa Recupera IPVA.
Como se inscrever no Recupera IPVA?
Para se inscrever no programa e poder usufruir das condições especiais oferecidas pelo Recupera IPVA para quitar as dívidas veiculares, o primeiro passo é procurar saber se o seu CPF já está na Dívida Ativa.
Logo após, obter esta informação, você terá dois caminhos a seguir.
Caso seu nome ainda não esteja inscrito na Dívida Ativa, você precisará acessar o site da Sefaz-RJ para fazer a adesão ao programa.
Mas, se o seu CPF já estiver incluído na Dívida Ativa, para aderir ao programa, você terá que acessar o site da PGE-RJ.
Neste caso, se o contribuinte quiser garantir a segurança do programa de parcelamento especial, precisará validar o acesso por meio do Sistema do Governo Federal, ou através do certificado digital.
Depois que você conseguir validar o acesso e ser identificado pelo sistema, uma página com todos os seus débitos abrirá automaticamente. Sendo assim como as formas de pagamento e parcelamentos disponíveis, para que você escolha qual se encaixa melhor no seu orçamento.
Então, é só gerar o documento e fazer a contribuição mensal, para não cair de novo na lista de devedores do Governo.
Agora que você já sabe que o IPVA no Rio tem data de renegociação até dezembro. É só utilizar nossas dicas para se inscrever no programa e começar 2023 com o pé direito e sem nenhuma pendência com o Governo!