Milhões de brasileiros estão preocupados com o pagamento regular de todos os seus impostos, mas não conseguiram ainda quitar todas as obrigações. Entre eles, um dos grandes destaques ainda é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
E o que acontece no caso de quem ainda não conseguiu lidar com esses valores? Confira todos os detalhes e saiba exatamente qual é o melhor caminho para lidar com esse tipo de situação neste momento. Entenda qual é o caráter desse tipo da taxa e saiba o que pode acontecer (ou não) com quem está com esses pagamentos em aberto.
Quem ainda não quitou o IPVA
muitas pessoas não o entendem.
Afinal de contas, como funciona o IPVA? O primeiro ponto importante é que essa é uma forma de arrecadação de dinheiro que é voltado para o governo da região em que o carro está registrado.
Em outras palavras, isso quer dizer que não estamos falando de um imposto federal. Com isso, os números de quem não quitou o IPVA variam de região para região.
No Paraná, por exemplo, no início do mês mais de 614 mil veículos havia pago pelo menos uma parcela do imposto – cerca de 13% da frota total. Em Minas Gerais, porém, no município de Juiz de Fora mais de 40% da população ainda conta com débitos.
Oque acontece caso não seja efetuado o pagamento?
desde que o motorista consiga pagar o imposto depois de pouco tempo.
O grande problema, portanto, é o caso daqueles motoristas que não pagam o imposto e continuam circulando.
Entre as consequências de não pagar o IPVA está a impossibilidade de fazer o licenciamento anual do veículo. Nesse caso específico, o motorista não vai poder rodar mais com o automóvel.
Quem é pego nessa situação irregular precisa pagar uma multa de R$ 293,47. Além disso, esse motorista pode acabar contando com um total de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Outros problemas são:
- Apreensão do veículo: as autoridades podem levar o automóvel;
- Nome “sujo”: quem não paga pode ir para a Dívida Ativa da União
Como quitar o IPVA em 2023
Por fim, como já foi dito anteriormente, estamos falando de um imposto de caráter regional. Ou seja, não existe um site Federal para a consulta dos valores.
Quem quiser consultar a situação do IPVA precisa do site da Secretaria da Fazenda do estado em que reside.
Além disso, para regularizar a situação é necessário ter em mãos o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) do automóvel. Agora é só buscar o site da secretaria. Por exemplo, procura no Google por ‘secretaria da fazenda + [UF do seu estado, SP, RS, SC, por exemplo).