O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um tributo estadual que é cobrado anualmente. Assim, ele vale sobre qualquer veículo automotor, ou seja, carro, ônibus, moto e etc., com exceção dos veículos aquáticos. O valor do IPVA é direcionado para os municípios e estados e pode servir para diversas áreas como saúde e educação. Veja a seguir as vantagens de pagar o IPVA à vista.
Muitos motoristas brasileiros se questionam sobre as formas de pagamento do imposto. De qualquer forma, a maioria dos brasileiros preferem pagar o tributo à vista, pois dessa forma podem obter desconto.
Desconto em pagamento antecipado
Em um estudo através de um aplicativo, Gringo, reuniu-se mais de 10 milhões de pessoas. A partir disso, obteve-se o resultado que a maior quantidade de pagamentos do IPVA em São Paulo aconteceu um dia antes do vencimento. Isto é, no prazo máximo para o pagamento à vista para os automóveis com a placa final em 1. Esse período foi a data máxima para que os condutores pudessem ter o desconto do pagamento antecipado.
O valor do desconto varia de estado para estado. Por exemplo, em São Paulo o desconto para o ano de 2022 foi de 9%. Enquanto isso, em 2021 o desconto foi de 3%. Além disso, existem regiões do Brasil que oferecem até 20% de desconto no pagamento à vista.
Economia ao fim do ano
De acordo com a especialista e criadora do Economia Diária, Veridiana Lopes, o desconto do IPVA à vista pode parecer pouco a princípio. Mas, de acordo com a especialista, a economia ao fim do ano é gigante no bolso do motorista. Além disso, o economista Liao Yu Chieh afirma que o pagamento à vista pode gerar uma economia de até 20,2% ao ano.
Pois, no geral, o dinheiro destinado para o pagamento do tributo não rendimentos ao longo dos meses. Além disso, mesmo que o dinheiro permaneça em um sistema de crescimento, quando a renda é menor que 1,55% ao mês, não vale a pena esperar.
Nome limpo
Quando há o parcelamento do IPVA o proprietário pode se esquecer de pagar alguma parcela. Por causa disso, poderá ter que pagar multa e juros em cima do valor inicial. Além disso, o não pagamento do IPVA pode gerar um processo de inscrição do devedor na Dívida Ativa. Ou seja, o proprietário ficará com o nome sujo e terá dificuldades em movimentações financeiras futuras.
Dessa forma, o pagamento à vista do imposto também oferece segurança a este risco. Uma vez que ficará livre do tributo durante o restante do ano.
Pagar menos
Atrelado ao desconto do pagamento à vista, essa forma de pagamento também pressupõe pagar menos do que quem paga parcelado. Assim, o economista André Braz diz que, com o aumento do valor do carro, o imposto é um percentual da tabela Fipe.
Ou seja, a tabela proposta pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Dessa forma, o consumidor que perde o desconto do pagamento à vista, em tese está pagando ainda mais pelo veículo.