Algumas despesas são recorrentes na vida do cidadão brasileiro, como a cobrança de impostos que garantem o funcionamento do Brasil. Um desses impostos é o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano).
Como o próprio nome já indica, o IPTU é um imposto cobrado sobre as residências das áreas urbanas brasileiras. Sendo assim, proprietários de imóveis devem desembolsar as quantias do IPTU anualmente sem falta.
Além disso, vale lembrar que o IPTU é um imposto de caráter regional, os valores que um município consegue arrecadar por meio do IPTU costumam compor a receita de uma cidade e divide-se para investimentos no local em questão. Se você faz parte do grupo de cidadãos brasileiros que irá pagar o IPTU esse ano, aprenda a conseguir descontos no valor total da tarifa.
Veja como adquirir desconto no IPTU
Como mencionado anteriormente, devem pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano, donos e prioritários de imóvel. Sendo assim, quem é locatário de alguma propriedade não recebe o documento deste imposto em seu nome. Vale notar ainda, que caso o proprietário falhe em realizar o pagamento do IPTU dentro do prazo estabelecido, ele terá que pagar o tributo com juros e ainda pode estar sujeito a multas por parte da prefeitura municipal.
Muitos já devem saber, que os valores que se deve desembolsar para o pagamento desse imposto não costumam ser baratos. Dependendo do valor da propriedade, o IPTU pode chegar a quantias bastante salgadas.
Nesse sentido, os municípios brasileiros permitem que cidadãos que pagam o IPTU parcelem o valor total do tributo para assim, não terem que perder uma parte significativa da sua renda de uma única vez.
Contudo, o parcelamento do valore total do IPTU talvez não seja a melhor escolha para quem quer conseguir um baita desconto ao pagar esse tributo. Isso porque, diversas cidades do país fornecem descontos incríveis para quem efetuar o pagamento do imposto à vista. E quem reside em Curitiba, no Paraná, pode conseguir até 10% de desconto se optar por pagar o valor inteiro à vista.
Não perca: SAIA DO ALUGUEL! Inscrições para o ‘Minha Casa Minha Vida’ estão ABERTAS com as novas regras
Veja como acessar seus boletos
Os residentes de Curitiba devem estar estranhando a disponibilização do IPTU em abril, visto que comumente esses documentos ficam disponíveis para acesso tradicionalmente durante o mês de fevereiro.
Contudo, com a mudança na lei que serve para a base do cálculo utilizado no tributo curitibano, o prazo para a entrega destas documentações teve que passar por uma prorrogação que “empurrou” o IPTU para o mês de abril. Nesse ano, os cidadãos do município terão até o dia 20 de abril para realizar o pagamento inteiro do imposto, ou então da primeira parcela.
Anteriormente, Curitiba fornecia 4% de desconto do valor total para quem realizasse o pagamento à vista mas, esse ano o desconto ficou muito mais generoso. Como mencionamos previamente neste texto, os curitibanos que desejarem pagar o IPTU em uma única parcela conseguirão 10% de desconto em sua totalidade. Além disso, vale lembrar que as parcelas para o imposto podem ser divididas em até 10 vezes esse ano.
Veja ainda: VITÓRIA para os brasileiros que possuem celular; Conheça as opções de EMPRÉSTIMO PARA NEGATIVADOS