Sem sombra de dúvidas, uma grande parte da população brasileira sabe que o nosso país funciona à base de incontáveis burocracias. E algumas delas, claro, são os inúmeros impostos necessários para que o Brasil continue operando de forma correta, um exemplo desses impostos é o IPTU.
Mas, talvez um dos impostos mais importantes do nosso país, seja o Imposto Predial e Territorial Urbano, o nosso já famoso IPTU. E se você também deve pagar o IPTU nesse ano de 2023, é melhor ficar com os olhos bem abertos! Afinal de contas, o prazo final para pagar e conseguir aquele bom desconto no valor total do IPTU foi prorrogado. Confira mais detalhes no texto a seguir.
Entenda a importância do IPTU
Como já fomos capazes de indicar previamente, existem incontáveis impostos no nosso país. E cada um deles, de forma bem óbvia, possui o seu próprio propósito e contribui de alguma forma, para o bom funcionamento do Brasil. Igualmente, como também estabelecemos anteriormente, um dos impostos mais famosos cuja cobrança acontece no país, é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Não seria exagero dizer, que quase todo cidadão brasileiro já ouviu falar no IPTU mas, se você não sabe exatamente para que serve este imposto, não se preocupe! Pois, a explicação pode ser muito mais fácil do que a maioria das pessoas possa imaginar. Então, vamos lá!
Para quem não possui muita familiaridade com as burocracias brasileiras, o Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo de caráter municipal, ou seja, cada cidade do Brasil possui a autonomia de decidir como será cobrado e conduzido este imposto. O tributo, por sua vez, tem como propósito principal cobrar uma taxa aos proprietários de imóveis em áreas urbanas.
A partir dos valores que o um município arrecada com a cobrança do IPTU, é possível que os governantes locais realizem importantes investimentos. Dessa forma então, podem-se realizar obras e demais construções que agregariam valor para a qualidade de vida local.
Prazo para pagamento é PRORROGADO
Primeiramente, se faz muito importante enfatizarmos novamente que o IPTU é um tributo municipal. Portanto, diferentes municípios brasileiros lidam com este imposto de diferentes maneiras. Sendo assim, estaremos tratando nesse texto a respeito das condições específicas de um único município a respeito da cobrança do IPTU referente ao ano de 2023, ou seja, não se decepcione caso o prazo para pagar a primeira parcela não esteja mais disponível na sua cidade.
Em Cuiabá, município do estado de Mato Grosso, o prazo para efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano teve sua prorrogação feita pela Prefeitura Municipal. De acordo com as informações divulgadas, os contribuintes terão até o dia 1º de junho para pagarem a primeira parcela. Além disso, é possível ainda conseguir o desconto de até 10% do valor total.
Vale notar entretanto, que o desconto só se torna possível para os cidadãos que decidirem optar pelo pagamento em parcela única. Para os demais, o IPTU de Cuiabá poderá ser dividido em até 8 vezes, com a última parcela vencendo no dia 19 de dezembro.
Leia também: INSS: primeira parcela do 13º salário LIBERADA; consulte calendário COMPLETO E ATUALIZADO