Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17) pelo Ipec mostrou os índices de rejeição dos dois candidatos que se enfrentam no segundo turno das eleições presidenciais: o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, 46% dos eleitores brasileiros não votariam em Bolsonaro e 41% não escolheriam o petista.
Segundo o Ipec, em comparação com a última pesquisa, divulgada no dia 10 de outubro, nota-se que a rejeição de Bolsonaro oscilou dois pontos para baixo enquanto a de Lula um ponto para cima – ambas dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Já em comparação ao primeiro levantamento desde que foi confirmado que os dois se enfrentariam no segundo turno, marcado para o próximo dia 30 de outubro, último domingo do mês, constata-se que a rejeição de Bolsonaro aparece quatro pontos percentuais mais baixa e a de Lula um ponto acima. Nesta segunda, o instituto também mostrou que, dos entrevistados, 38% dizem que irão votar com certeza em Bolsonaro e 45% em Lula.
Lula x Bolsonaro nas intenções de votos
De acordo com o Ipec, quando o assunto é intenção de votos, Lula continua na frente de Bolsonaro. Enquanto o petista tem 54% dos votos válidos, Bolsonaro tem 46%. Por votos válidos, entende-se aqueles onde são excluídos os votos brancos e nulos – é assim que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina o resultado final do pleito.
Já quando se inclui os votos brancos e nulos, Lula tem 50% de intenção de votos no segundo turno e Bolsonaro 43%. Dos entrevistados, 5% dizem que irão votar em branco e 2% não sabem ou não quiseram responder o questionamento. Segundo o Ipec, para se chegar ao resultado, foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e está segunda, em uma pesquisa que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Em atualização