O instituto Ipec revelou nesta segunda-feira (24) que a diferença nas intenções de votos entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno está em sete pontos percentuais. De acordo com o levantamento, enquanto o petista tem 50% das intenções de votos, Bolsonaro tem 43%.
Disputa presidencial: Nordeste e Sudeste serão decisivos
Segundo o Ipec, quando o assunto é intenção de votos válidos, Lula também está na frente de Bolsonaro, só que com uma diferença percentual maior. Isso porque, enquanto o petista tem 54%, o atual presidente tem 46%. Importante destacar que, por votos válidos, entende-se aqueles onde são excluídos os votos brancos e nulos – é assim que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina o resultado final do pleito.
Conforme o Ipec, para se chegar ao resultado, foram ouvidas 3008 pessoas em 183 municípios entre sábado (22) e esta segunda. Na ocasião, dos entrevistados, 5% disseram que irão votar em branco e 2% não sabem ou não quiseram responder o questionamento, que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%.
Rejeição de Lula e Bolsonaro
Além de mostrar o índice de intenções de votos, a pesquisa do Ipec também relatou sobre a rejeição de Bolsonaro e Lula, que se enfrentam no segundo turno das eleições no próximo domingo (30). Segundo o levantamento, 47% dos eleitores brasileiros não votariam em Bolsonaro e 41% não escolheriam o petista.
Comparando com a última pesquisa, divulgada na semana passada, nota-se que a rejeição de Bolsonaro oscilou um ponto para cima e a de Lula continuou com o mesmo percentual relatado. Já em comparação ao primeiro levantamento desde que foi confirmado que os dois se enfrentariam no segundo turno, constata-se que a rejeição de Bolsonaro aparece três pontos percentuais mais baixa e a de Lula segue com o mesmo nível.
Leia também: Bolsonaro chama Roberto Jefferson de ‘bandido’ e diz que pediu prisão do aliado