O IPCA de janeiro saiu e ele é de 0,25%. A expectativa do mercado era para um IPCA mais alto, na casa dos 0,31%, porém ele veio mais fraco. IPCA de 0,25% o que fazer? Acompanhe o nosso artigo e veja o que dá para fazer.
Alta do juro?
No acumulado dos últimos 12 meses o IPCA ainda está alto, porém, os 0,25% estão mostrando que a força do IPCA não está tão alta assim.
Uma inflação menor ou mais branda pode ajudar na manutenção da taxa de juro em 2% ao ano, ou em uma eventual alta menor.
Se o mercado espera algo em 3% até o final de 2021, ou de repente um pouco mais, a Selic pode acabar terminando o ano em 2,5% ou até em 2%.
No início de 2020, sem a pandemia, as expectativas eram para uma Selic maior em comparação a taxa do início do ano.
Observando isso, o mais sensato é continuar acompanhando de perto. O investimento em títulos de renda fixa atrelados ao DI, ou a Selic ainda é interessante para a reserva de emergência.
Mas eu não vejo como uma alternativa para o longo prazo.
Onde investir com o IPCA em 0,25%?
Teoricamente, a expectativa era que o IPCA viesse mais forte em janeiro, fato que não ocorreu. Agora estamos na expectativa de algum posicionamento do BC antes da próxima reunião.
Observando que a atividade econômica pode ficar fraca, ainda mais sem a ajuda emergencial do governo, o IPCA pode vir a perder força.
Se isso acontecer, o investimento em letras prefixadas pode ser uma boa. Letras do Tesouro prefixadas como o Tesouro IPCA e títulos de renda fixa, como o próprio CDB atrelados ao IPCA ou só com juros prefixados.
Em qualquer uma das duas alternativas, foque seus investimentos em títulos de curto prazo. Se a sua intenção é a bolsa de valores, pegando um pouco mais de risco em troca de uma rentabilidade maior (quem sabe), aí uma opção interessante são os ETF, como BOVA11, SMAL11 e IVVB11.