O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é uma alíquota paga por pessoas físicas e jurídicas em diversas ocasiões de negociações. A tarifa varia de acordo com a operação e o pagamento é obrigatório. Apesar disso, muita gente ainda tem dúvida sobre a alíquota.
Nesse sentido, o imposto sobre as operações financeiras (IOF), tem um caráter regulatório dentro da economia, com ele o governo consegue estudar e observar a oferta de crédito no país e com isso realizar alguns ajustes, a fim de equalizar a economia.
Contudo, esse objetivo é questionado por alguns economistas, tendo em vista que estes alegam um efeito contraditório ao esperado. Ou seja, o valor é cobrado dos brasileiros apenas como acúmulo de reserva.
Como o IOF é cobrado?
O IOF é cobrado de várias formas, mas a mais comum é funciona a partir da compra e venda de um título público num período curto de tempo, ou seja, inferior a trinta dias. Com isso, o IOF incide sobre cartão de crédito, cheque especial, financiamentos, empréstimos, câmbio de seguros, transferências bancárias internacionais, compra de moeda estrangeira, uso do cheque especial, venda de títulos e valores imobiliários. A alíquota também é cobrada no resgate de investimentos como CDB e Tesouro Direto.
Além disso, é importante frisar que a alíquota a ser paga varia de acordo com a operação feita pelo cliente. Normalmente, as pessoas físicas pagam um IOF maior que as pessoas tidas como PJ, ou pessoas jurídicas.
O imposto em cima das operações de cartão de crédito e débito
Os cartões de crédito e débito são os meios de pagamento mais usados no Brasil, principalmente em compras do varejo. Ou seja, é importantíssimo entender como o imposto incide nessas operações.
Além disso, essa modalidade também é muito utilizada em transações de compra de moedas estrangeiras e compras com travelers checks e cartão pré-pago de moeda estrangeira.
A taxa no ano de 2022 é de 6,38%, uma taxa bastante alta. Desta maneira, se faz de suma importância um bom planejamento de viagens. Considere levar dólares em sua viagem porque o IOF sobre a compra de dólares é de 1,1%; percentual bem inferior.
Como saber quanto você está pagando de imposto?
Esse passo é extremamente simples, o cliente que deseja saber quanto paga de IOF em tal operação, é preciso apenas verificar o extrato da operação feita. Lá o usuário irá encontrar o título “IOF” e ao lado o valor nominal pago.
Somado ao valor da conta corrente, está o valor da fatura de cartão de crédito. Aqui o imposto vai incidir sempre que o usuário utilizou o limite do cheque especial ou quando fez compras no exterior. Aliás, quanto maior for o valor da operação, maior será o valor do imposto.