Quem quer investir diretamente na maior economia do mundo, pode ser um pouco complicado achar uma corretora que faça esse serviço. Contudo, investir nos EUA pode ser fácil se você usar duas corretoras brasileiras. Elas decidiram fazer essa conexão entre os investidores brasileiros e o mercado americano, o maior do mundo.
Por isso, nesse texto vamos falar sobre as vantagens de investir nos EUA, além de mostrar duas corretoras que podem ajudar você a investir em dólar e, com isso, ganhar dividendos na moeda americana também.
É bom investir nos EUA?
Investir nos EUA é uma excelente forma de proteger e diversificar o seu capital em mais de uma economia. Isso porque, além de investir em uma economia desenvolvida, através dela você tem acesso às mais diversas economias do mundo, desde a China e até no Chile.
Além disso, investir nos EUA permite que você proteja o seu dinheiro da variação do dólar. Isso porque, ao converter real para dólar, o seu dinheiro passará a crescer também na moeda americana e, caso a moeda suba de preço, você está protegido com essa parte da carteira. Por outro lado, quando a moeda cair, você perde dinheiro nessa parte da sua carteira, daí a importância de você investir no Brasil também.
Contudo, ter acesso a uma corretora americana permite que você compre ETF e ações de mercados menos acessíveis, como a China e também empresas da Europa. Isso porque há mais de 5.000 ativos listados nas bolsas americanas. Com essas possibilidades, você pode investir da mesma forma que os grandes gestores.
Apesar disso, existem algumas desvantagens em investir lá. A primeira delas é fazer o câmbio, que tem a incidência de impostos. Além disso, o cliente tem menor poder de compra em dólar, dado que uma ação de US$30 valeria, atualmente, mais de R$150,00 para um brasileiro.
Quais corretoras usar?
No Brasil, existem duas corretoras principais que fazem essa conexão entre Brasil e EUA. Com elas, você pode investir nos EUA de forma simplificada, dado que elas colocaram os serviços de câmbio dentro de suas plataformas. Elas são a Avenue e a Passfolio.
Essas corretoras são brasileiras, ou seja, têm atendimento em português. Contudo, em vez de operar na B3, permitem que você opere diretamente na NYSE, Nasdaq ou na Dow Jones, as três bolsas americanas. Com elas, você pode investir diretamente em grandes empresas e que não têm BDR no Brasil. Além disso, permitem que você invista em REITS, que são os fundos imobiliários dos Estados Unidos. Ainda, os dividendos e proventos pagos pelas empresas caem diretamente na sua conta, que permitem o reinvestimento conforme você quiser.
Dessa forma, com elas você pode investir nos EUA. Ambas não cobram corretagem, dado que ganham com as taxas do câmbio, apenas. Contudo, a Avenue cobra apenas sobre quem faz mais de 10 ordens no mês, um número bastante alto e que, muito provavelmente, não serão atingidos pelo investidor comum.
Para abrir cadastro nelas, os documentos solicitados são os mesmos de uma corretora brasileira.