Entre as opções de investimento entre poupança e Tesouro SELIC, qual é a melhor opção? Esta é a pergunta que hoje no Brasil 123, pretendemos responder.
Ambas as opções são realizadas por investidores iniciantes que querem maior segurança em seus investimentos. Afinal, não querem perder dinheiro.
Como funciona o rendimento da Poupança e do tesouro SELIC?
Apesar de serem operações financeiras conservadoras, o seu rendimento possui características muito diferentes.
Poupança
Dessa forma, criada em 1861, por Dom Pedro II, é o investimento mais antigo que ainda está no mercado. Nos dias atuais, a poupança serve somente para você guardar dinheiro. O rendimento dela é muito baixo, muitas vezes, não acompanhando nem a inflação, e assim, o seu dinheiro acaba perdendo poder de compra.
A regra para o rendimento da poupança é:
- Quando a taxa SELIC estiver menor que 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da SELIC mais a TR (Taxa de Referência).
- Se a taxa SELIC estiver igual ou maior que 8,5% ao ano, a poupança renderá 0,5% ao mês mais a TR.
Saiba também que a TR está zerada desde 2017, tendo em vista a mudança no cálculo da TR.
Não há incidência de Imposto de Renda e nenhuma taxa bancária.
Assim, investimentos na poupança não acompanham nem a inflação, o que a tornam extremamente inviável neste momento, e até perdurar as regras de rendimento.
Tesouro SELIC
Aliás, o tesouro SELIC é um título público expedido pelo Tesouro Nacional, bem como, onde os investidores emprestam dinheiro para o governo federal, e recebem rendimentos que estão vinculados à Taxa SELIC, visto que é a taxa básica de juros do Brasil.
Dessa forma, é um dos investimentos mais seguros do Brasil, tendo em vista que o governo federal possui grande credibilidade na emissão de títulos públicos, além de ter garantia do Tesouro Nacional.
Sendo assim, como o título está vinculado à Taxa SELIC, quanto maior for essa taxa, maior será o rendimento do investimento. Então, é a opção mais conservadora entre todos os títulos oferecidos no Brasil.
Poupança ou Tesouro SELIC, confira o comparativo
Logo após, tudo o que foi dito neste artigo, a poupança é um investimento de baixo rendimento, que muitas vezes não acompanha a inflação. Em comparação com o Tesouro SELIC, existem muitas vantagens do Tesouro SELIC que se sobrepõem à poupança, entre eles:
- Liquidez diária;
- Segurança;
- Rentabilidade maior, mesmo a curto prazo;
- Investimento garantido;
- Rentabilidade maior do que a inflação, o que garante o poder de compra;
- Você pode comprar somente uma porcentagem do título, sendo a porcentagem mínima de 1% que equivale a aproximadamente R$ 30,00;
- O retorno é de 100% da taxa SELIC;
- Oferece menor volatilidade;
- Evita perdas nos resgates antecipados;
- Apresenta incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e Imposto de Renda, na liquidação do título.
Aliás, no momento atual, a poupança paga 70% da taxa SELIC, e o tesouro SELIC paga 100% da mesma taxa.
Sendo assim, mesmo com a incidência de impostos, o Tesouro Selic paga mais juros do que a poupança, se tornando assim, mais vantajoso.