Normalmente todo mundo começa seus investimentos em bancos. Aplicando na caderneta de poupança, conta universitária que é remunerada com muito pouco rendimento, resumindo, não vale apena. Todavia, será que as corretoras são a solução para nossos problemas? Investir com corretora ou com banco? Aprenda mais características dentro dessas opções, e qual é a mais vantajosa no fim das contas. Confira algumas dicas aqui no Brasil 123.
Comparações para investir com corretora ou com banco
Afinal, investir em bancos e corretoras, como tudo na vida tem pontos fortes e fracos. Sendo assim logo abaixo vamos te mostrar as vantagens e desvantagens de investir em um banco e em uma corretora. Acompanhe para saber mais.
Banco
Quando você investe no banco, os produtos oferecidos são exclusivamente desta mesma instituição. Sendo assim, eles te cobram taxas de corretagem, caso você resolva comprar alguma ação na bolsa, isso pode ser uma desvantagem em relação as corretoras.
Corretora
Nas corretoras, que são plataformas de investimento aberto, você encontra essas e várias outras opções de instituições financeiras e pode abrir várias contas, até porque não existem taxas para abrir, para manter e nem taxas adicionais para a maioria dos investimentos, o que causa uma “drenagem” em sua aplicação.
Caso troque de corretora, não é necessário sacar o dinheiro, basta solicitar à corretora que faça a portabilidade e eles vão migrar para a nova instituição e totalmente sem custo. Mas você não deve fazer o saque para que não seja cobrado imposto de renda.
Banco e corretora
A segurança é a mesma tanto na corretora como no banco. Porque além de sua aplicação ficar registrada no seu CPF para o caso da corretora, existe o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que é de até 250.000 por instituição e será limitada a 1 milhão de reais por investidor na corretora e no banco.
Nas duas instituições você tem acesso aos relatórios e análises especiais.
Fique sempre atento às duas instituições, pois elas têm que bater metas e o funcionário é um empregado da instituição antes de ser seu consultor. Então muitas vezes pode ter um gerente ligando para você oferecendo serviços.
Eles têm campanhas de vendas de vários produtos, pois precisam bater metas e estão atrás de premiações e bonificações com milhares de vendas. Normalmente as corretoras se aproximam como se não fizessem essas coisas, mas também agem da mesma forma.
Os funcionários estão atrás de premiações e bonificações em cima de algumas milhares de vendas de determinado produto e esse tipo ocorre tanto no banco como na corretora. Ambas as instituições se utilizam do mesmo tipo de atuação que é ofertar os produtos para bater suas metas
Afinal. para que você tenha muita atenção nesse aspecto para não ser inocente em relação à instituição. E também. não confie cegamente e traga responsabilidade à sua vida financeira, busque o aprendizado para ter uma visão crítica e alcançar sua independência. Sendo assim, então você vai decidir com sabedoria entre investir com corretora ou com banco.