Em todos os sites de finanças e, inclusive, em anúncios no YouTube, a casa de análise Empiricus afirma que tem uma carteira de criptomoedas. Segundo a empresa, esses ativos pode dar um retorno de até 50.000%. Diante dessa notícia, os grandes investidores se uniram para fazer um protesto, através das redes sociais, falando que se trata de uma forma de a empresa enganar os clientes.
Por outro lado, a Empiricus afirma que já conseguiu retornos de mais de 28.000% com a criptomoeda AXS, o que embasa a sua decisão nas novas moedas. Contudo, recentes publicações de portais de notícias afirmam que a Empiricus usa criptomoedas suspeitas nesse plano.
O passado polêmico
A casa de análise não chegou com polêmicas na mídia apenas agora. No ano de 2019, outra figura importante da Empirucus, a atriz e investidora, Betina, afirmou que transformou R$500 em R$1 milhão. Na época, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pediu explicações para a casa. Apesar disso, não houve punições à empresa.
Na prática, uma casa de análise é responsável por analisar diversos ativos do mercado financeiro e, com isso, divulgar quais seriam os melhores investimentos. Para isso, a empresa cobra uma mensalidade, em troca dessas informações. Contudo, um anúncio recente chamou a atenção: a empresa diz que há potencial para valorização de 50.000% em determinado investimento. Apesar disso, o resultado divulgado é bem muito acima dos maiores casos de sucesso no mundo financeiro.
Isso porque há ganhos relevantes no mercado. Contudo, eles demoram muito para acontecer. É o caso do Fundo Verde, que rendeu mais de 18.000%. Porém, ele precisou de 24 anos para isso. As ações de Magazine Luiza demoraram 11 anos para subir 1.100%, enquanto o bitcoin precisou de 7 anos para subir 18.000% também. Dessa forma, investidores começaram a duvidar da integridade da empresa, e isso mexeu muito com o mercado.
No que a Empiricus vai investir?
A Empiricus afirma que os investimentos que darão 50.000% em retornos são em criptomoedas. No anúncio, a empresa afirma que o “bitcoin já era”. Segundo Betina, a moeda está “grande demais” e que não deve voltar a subir na casa dos 5 dígitos. Contudo, o anúncio mostra moedas suspeitas.
Na imagem, Betina cita que todos os dias, as moedas de maior alta são as não conhecidas. Dentre elas, está a SCAR, que atualmente foi retirada da plataforma CoinMarketCap. Segundo a empresa, a moeda parecia um golpe e os investidores não conseguiam resgatá-la. A segunda moeda do vídeo é a Kuai Token (KT), negociada em apenas uma plataforma, a Hoo. Contudo, essa plataforma sequer é popular em seu país de origem. Dessa forma, a cotação da moeda não tem uma boa liquidez, o que a torna extremamente arriscada. Por último, a terceira criptomoeda é a CriptoSword (SWD), que era de um jogo digital, que já não existe mais.
Por isso, especialistas afirmam que os investidores não devem levar à serio promessas como essas da Empiricus. Isso porque é impossível prever os rendimentos da renda variável, algo ainda mais imprevisível para as criptomoedas, que têm liquidez maior.