O influenciador de finanças pessoais, Thiago Nigro, mais conhecido como Primo Rico, liberou hoje uma nova possibilidade para investidores. Agora, qualquer brasileiro pode investir na mesma estratégia que o influenciador, através de um fundo de previdência privada. A partir de hoje, 10, as corretoras parceiras já podem oferecer o fundo para qualquer pessoa.
Por isso, hoje vamos falar sobre o que é um fundo de previdência privada e mostrar como funcionará o produto do Primo Rico. Além disso, vamos falar se vale a pena, ou não, colocar o seu dinheiro nesse investimento.
O que é uma previdência privada?
O termo “previdência” não é algo estranho à maioria dos brasileiros, principalmente por conta do INSS, que é a previdência social do país. Contudo, a previdência privada pode gerar alguns espantos, mas pode ser o investimento que faltava para você ficar tranquilo em relação ao seu dinheiro. Por isso, o fundo do Primo Rico pode ser ideal para você.
Isso porque um fundo de previdência privada, seja do Primo Rico, seja qualquer outro, é um produto de investimentos a longo prazo. Isso quer dizer que você manterá o seu dinheiro nele por 10, 20 ou até 30 anos, a depender do quanto você quer investir. Posteriormente, ao atingir uma certa idade, estipulada por você mesmo, o investidor para a ter a possibilidade de fazer o resgate do valor, em pequenas parcelas, como se fosse um salário.
Além disso, o fundo de previdência do Grupo Primo com a Grão permite que o investidor tenha isenção de imposto de renda. Com isso, se você usa o modelo simplificado de IR, o VGBL é o ideal. Agora, se você usa o formulário completo de declaração de imposto de renda, o ideal para você é o PGBL. Na prática, o funcionamento é o mesmo, mas o tipo de previdência permite descontos na alíquota desse imposto. Atualmente, o fundo do Primo Rico serve às duas categorias.
Como funciona o fundo do Primo Rico?
O fundo de previdência privada do Primo Rico é diferente de seus pares do mercado. No vídeo de lançamento da novidade, Thiago Nigro criticou os rendimentos dos maiores fundos de previdência do país, principalmente pela alta captação de dinheiro e o baixo retorno financeiro.
O modelo de investimentos é a estratégia ARCA, montada pelo próprio Primo Rico. Na prática, o fundo investirá 30% em ações, 10% em Real Estate (ou chamados de fundos imobiliários), 40% em caixa (fundos de renda fixa) e 20% em ativos internacionais. Na regra original, seria 25% para cada tipo de ativo, mas as exigências regulatórias do Brasil fizeram com que o fundo mude a forma da estratégia. Além disso, o fundo cobrará uma taxa anual de 0,59% ao ano, que é bastante baixa comparada com outros fundos do mercado. Para investir junto com o Primo Rico, o investidor poderá colocar, no mínimo, R$100,00 nesse produto.
Dessa forma, o fundo de previdência do Primo Rico tem o potencial de ser o melhor do mercado em poucos anos. Contudo, ele só é recomendado para quem já tem investimentos para o curto prazo, como a reserva de emergência e também para quem quer começar a guardar dinheiro para muitos anos à frente.