Milhares de internautas começaram a criticar as medidas de isolamento dos estados sem um Auxílio Emergencial. No Twitter, os usuários chegaram a fazer uma campanha contra as medidas. Isso porque eles acreditam que as pessoas ficarão sem renda.
Acontece que os números da pandemia do novo coronavírus estão assustando novamente. Quase todos os estados e o Distrito Federal estão registrando aumento no número de novos casos e de mortes. Por isso eles decidiram decretar o isolamento.
Lockdown sem auxílio ou a gente morre pelo vírus ou de fome
— RECIFENSE 🇾🇪 (@wellhenrique_) March 15, 2021
Muitos estados, aliás, já começaram a colocar as medidas em prática. Outros devem começar isso nesta semana ou na próxima. Na maioria desses casos, os Governadores estão fechando o comércio não essencial. E isso inclui do garçom até o vendedor de pipoca da calçada da rua.
O que os internautas estão questionando não é o lockdown em si. Eles questionam na verdade a falta de um Auxílio Emergencial para essas pessoas. Afinal, elas irão parar de trabalhar e consequentemente parar de gerar renda para eles e para a família deles.
Lockdown em Pernambuco: 🥳🥳🥳🥳🥳
Nada sobre algum auxílio pra quem ficar sem trabalhar nesse período: 🤔🤔🤔🤔🤔— Eduarda Nunes (@1eduardanunes) March 15, 2021
Em Pernambuco, por exemplo, as medidas de restrição começam a ficar mais duras na próxima quinta-feira (18). Mas o Governador Paulo Câmara (PSB) ainda não deu detalhes sobre um possível auxílio para os comerciantes.
Em Minas Gerais, o lockdown começa já nesta quarta-feira (17). O Governador Romeu Zema (NOVO) até ventilou a possibilidade de um auxílio para os trabalhadores. Mas até agora isso estaria apenas no campo das possibilidades. As contas no final do mês não costumam dar esse tempo.
Auxílio nos estados
Recentemente o Presidente Jair Bolsonaro criticou duramente os auxílios estaduais. De acordo com ele, esse tipo de prática pode acabar transformando as pessoas em cidadãos “dependentes do estado”. A fala acabou gerando apoio e críticas.
Leia Mais: João Dória cobra Auxílio Emergencial do Governo Federal