Balançando os braços em uma batida eletrônica, a instrutora de aeróbica Khing Hnin Wai parecia alheia enquanto capturava acidentalmente o golpe militar em Mianmar. No vídeo surreal que se tornou viral, um comboio de veículos blindados passam atrás da professora de educação física, em Naypyidaw, capital do país.
Ela postou imagens do treino no Facebook na manhã de segunda-feira (1), girando e agitando os braços ao som de uma música. Sem que soubesse, veículos blindados do exército de Mianmar passaram bem atrás dela na rotatória Royal Lotus, perto do parlamento do país.
Os militares tomaram o controle do país na madrugada. Além disso, prendeu a líder de fato do governo, Aung San Suu Kyi, e outros políticos. O chefe do exército, Min Aung Hlaing, agora tem “poderes legislativos, judiciais e executivos”. Dessa forma, Mianmar retorna ao regime militar, interrompendo os 10 anos de democracia do país.
Vídeo viral do golpe em Mianmar
“Antes de ouvir a notícia (do golpe) pela manhã, o vídeo que fiz para a competição de dança aeróbica se tornou uma memória inesquecível”, disse a professora de educação física. Logo o vídeo se espalhou nas redes sociais. Um tweet do vídeo foi visto mais de 11,7 milhões de vezes 24 horas depois de ter sido postado.
Mas nem todas as atenções foram favoráveis. Khing Hnin Wai voltou ao Facebook nesta terça-feira (2) para se defender. “Eu não estava dançando para zombar ou ridicularizar qualquer organização ou para ser boba. Eu estava dançando para uma competição de dança fitness”, escreveu ela.
Além disso, ela acrescentou que costumava usar o mesmo local pitoresco para filmar os treinos e postou outros vídeos para provar. “Como não é incomum para Naypyidaw ter um comboio oficial, pensei que fosse normal, então continuei”, afirmou.
Porém, desta vez os militares estavam lá para por em prática o golpe militar em Mianmar.