Milhares de contas do Instagram não somente no Brasil, como em todo o mundo, foram suspensas nesta segunda-feira (31) sem um aviso prévio. Os relatos começaram pela manhã e se estenderam durante todo dia de hoje, em uma falha que impediu o acesso à rede social da Meta, empresa que também é dona do Facebook e do WhatsApp.
Em live, Anitta diz que sumiu das redes sociais por briga política com família
“Suspendemos sua conta em 31 de outubro de 2022”, diz a mensagem enviada para as pessoas afetadas com a suspensão. De acordo com dados do Down Detector, as primeiras queixas sobre o fato começaram por volta das 11h da manhã e se estenderam durante o dia.
Ainda conforme o site, o mapa de calor do Instagram mostra que as queixas vieram de todas as partes do Brasil, sendo que as cidades onde existiram uma maior quantidade de reclamações foram as seguintes:
- Curitiba, Paraná;
- Porto Alegre, Rio Grande do Sul;
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;
- São Paulo, São Paulo;
- Fortaleza, Ceará;
- Recife, Pernambuco;
- Salvador, Bahia;
- E Distrito Federal.
Famoso perdem seguidores no Instagram
No Instagram, famosos relataram que a suspensão de contas promovida pela rede social fez com que eles perdessem milhares de seguidores nesta segunda. Juliette, vencedora do Big Brother Brasil (BBB) em 2021, publicou um storie afirmando que perdeu 400 mil seguidores nesta segunda.
Assim como ela, a atriz e influenciadora Gkay também relatou ter perdido seguidores. “Eu tento fazer um curso de good vibes, mas Zuckerberg não deixa”, afirmou ela, que diz ter perdido 300 mil seguidores, em alusão a Mark Zuckerberg, dono do Instagram.
A digital influencer Virginia Fonseca Costa também afirmou ter perdido seguidores. Segundo a influenciadora, ela perdeu 200 mil seguidores nesta segunda-feira por conta da série de suspensão da plataforma. “O Instagram hoje amanheceu bugado. Eu estava com 40,2 milhões de seguidores e agora estou com 40”, disse ela em um story na rede social.
Até o momento, o Instagram ainda não revelou o porquê da suspensão de milhares de contas. Em nota, a empresa limitou-se a dizer que sente muito pelo ocorrido e está investigando as causas do fato. “Sabemos que algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram. Estamos investigando e pedimos desculpas pelo inconveniente”, disse a companhia.
Leia também: Michelle Bolsonaro se pronuncia após parar de seguir Bolsonaro: “Seguimos firmes”