Duas publicações feitas pelo vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos) foram sinalizadas pelo Instagram como sendo falsas. As postagens foram feitas pelo parlamentar no domingo (07), mas somente nesta segunda-feira (08) receberam a sinalização.
Observação: após o Instagram remover os conteúdos, a Rede social voltou atrás e reestabeleceu as publicações. Mais informações no fim da matéria. Antes, você pode entender o que estava ocorrendo até então.
Quem visitar o Instagram do filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) verá que o Instagram não apagou as publicações, mas colocou um selo de “Informação falsa”.
Além disso, a rede social explicou que a atitude foi tomada porque “verificadores de fatos independentes em outra publicação” já tinham rebatido a fake news e apontado para a checagem da “Agência Aos Fatos”.
Postagens de Carlos Bolsonaro
As postagens do vereador foram referentes a um seminário da TV dos Trabalhadores de 2015. Na ocasião, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre o processo de nacionalização de instalações estrangeiras pelo governo da Bolívia.
Antes de Carlos Bolsonaro ter postado o vídeo, o material já estava sendo compartilhado nas redes sociais com o título: “Acredite se quiser. Lula confessa que deu refinaria da Petrobras para a Bolívia”. Todavia, a “Agência Aos Fatos”, constatou que a informação é, na realidade, falsa.
De acordo com a agência, a informação é inverídica porque “as refinarias da Petrobras na Bolívia foram vendidas por US$ 112 milhões em 2007”. Segundo a verificadora, o acordo para a venda das refinarias da Petrobras em 2007 encerrou uma crise entre o Brasil e a Bolívia.
“Essa crise havia se instaurado após o recém-empossado governo Evo Morales ordenar, em 2006, a ocupação de instalação da petrolífera e de outras empresas estrangeiras, como Repsol , British Gas, British Petroleum, Total, a fim de nacionalizá-las”, detalhou.
Depois que o vídeo voltou a viralizar, sobretudo em redes sociais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, em nota, a assessoria de Lula também desmentiu as postagens compartilhadas por Carlos Bolsonaro, afirmando que o ex-presidente, na verdade, “renegociou os termos de um acordo com um país vizinho para que ele fosse benéfico aos dois países, sem a interrupção do fornecimento de gás para o Brasil”.
Tudo de volta
Como explicamos, o Instagram voltou atrás e reestabeleceu as publicações de Carlos Bolsonaro. Isso, nesta terça-feira (09). Depois da volta das postagens, Carlos Bolsonaro postou uma mensagem enfurecida, criticando tanto a esquerda, quanto a imprensa.
“FIM. Facebook e Instagram acabam de reestabelecer TODAS as postagens que anteriormente foram equivocadamente rotuladas como falsas. O carnaval da esquerda e da impren$a têm total método de destruição de reputações sem ter a mínima preocupação com a verdade!”, publicou.
Leia também: Bolsonaro já sabe qual será seu partido em 2022