Beneficiários do INSS agora podem comemorar a chegada de mais um mês de pagamentos da aposentadoria e de outros benefícios. Isso porque a previdência começará, em breve, os pagamentos de novembro, já permitindo que os trabalhadores se programem para quando o salário cair na conta.
Além disso, cada novo calendário do INSS relembra o cidadão da promessa do 14º salário, que seria pago pela instituição. Por isso, hoje vamos entender o calendário completo dos benefícios, além de mostrar a real situação do pagamento extra prometido.
Novidade no 14º salário do INSS?
O 14º salário do INSS ainda é um assunto bastante esperado pelos beneficiários. Por outro lado, também parece ser um desejo do atual governo em materializar esse sonho. Atualmente, existe uma consulta pública aberta para entender se os brasileiros são a favor, ou não, dessa medida na previdência.
Atualmente, 7.553,237 pessoas são a favor desse pagamento, contra 237 pessoas que são contra. Os dados são de um levantamento feito pelo Senado Federal e divulgado nessa segunda-feira, 13. Com isso, vê-se um grande apoio popular pela medida, que pode colocar mais de um salário mínimo adicional no bolso de milhões de pessoas ao longo dos próximos meses.
Contudo, o governo ainda não deu declarações sobre se vai, ou não, pagar essa quantia. Por isso, não existe nenhuma confirmação de que haverá esse pagamento nos próximos anos. Apesar disso, o projeto que prevê esse pagamento já está em andamento no Legislativo.
Dessa forma, o texto que prevê o 14º do INSS já foi aprovado na Comissão de Finanças, em 2021 e na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, em 2022. Agora, o texto está parado na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando uma votação. Após isso, o texto vai à votação na Câmara e no Senado, esperando aprovação.
Outro entrave é que o pagamento precisa estar previso no orçamento anual do governo. A votação desse orçamento está previso para os próximos meses e não há a previsão de inclusão do 14º do INSS nas contas públicas. Com isso, as probabilidades de pagamento em 2024 são bastante baixas.
Calendário de novembro
Apesar da má notícia no 14º salário do INSS, a autarquia já tem promessas feitas para o pagamento de novembro. Com isso, as datas já estão aprovadas, com a tradicional divisão feita de acordo com a renda paga.
Para pessoas que recebem até um salário mínimo (inclusive BPC), o calendário é o seguinte:
- NIS final 1: 24 de novembro;
- NIS final 2: 27 de novembro;
- NIS final 3: 28 de novembro;
- NIS final 4: 29 de novembro;
- NIS final 5: 30 de novembro;
- NIS final 6: 01 de dezembro;
- NIS final 7: 04 de dezembro;
- NIS final 8: 05 de dezembro;
- NIS final 9: 06 de dezembro;
- NIS final 0: 07 de dezembro.
Para quem recebe mais de um salário mínimo do INSS, as datas são diferentes:
- NIS finais 1 e 6: 01 de dezembro;
- NIS finais 2 e 7: 04 de dezembro;
- NIS finais 3 e 8: 05 de dezembro;
- NIS finais 4 e 9: 06 de dezembro;
- NIS finais 5 e 0: 07 de dezembro.
Vale ressaltar que os valores pagos pelo INSS caem nas contas cadastradas e o cidadão pode ver os detalhes no portal Meu INSS.