Aposentados e pensionistas do INSS podem comemorar a chegada de mais uma rodada de pagamentos da previdência social. Isso porque os pagamentos começam já nesta semana e se estenderão até o próximo mês. Como de costume, o calendário será extenso para atender milhões de pessoas e o pagamento se divide de acordo com o valor recebido pelo beneficiário.
Para o próximo ano isso deve continuar, mas muita gente deve ter que analisar o calendário de forma diferente. Isso porque, além do aumento do salário mínimo, o governo deve ter que pagar a mais para algumas pessoas, dada uma decisão da Justiça brasileira.
Revisão da vida toda e aumento do salário mínimo
O Governo Federal pode ter que desembolsar muito mais dinheiro para os beneficiários do INSS no próximo ano. Isso porque, além do tradicional aumento do salário mínimo no país, o processo da revisão da vida toda pode fazer com que muita gente receba mais do INSS. Dessa forma, quem atualmente recebe o valor mínimo pode passar a receber mais, o que trocaria as datas do calendário.
Atualmente, são 24.663 processos em andamento na Justiça solicitando a revisão da vida toda do INSS. Contudo, ainda não há previsão para o INSS começar os pagamentos. Isso porque há um entrave entre o Governo Federal e o judiciário brasileiro. Por isso, é preciso que a previdência organize os pagamentos e repasse o valor aos beneficiários . Para especialistas, isso pode demandar mais de um ano, mas nada impede uma solução em prazo menor.
Por outro lado, a definição do valor do salário mínimo só deve acontecer no último mês do ano. Isso porque ele depende dos indicadores de inflação do país. De forma geral, acredita-se que o valor deve ficar próximo a R$1.421.
Calendário do INSS em outubro
Diante das medidas que estão por vir, beneficiários ficam ansiosos. Contudo, nada disso se refletirá no pagamento de outubro. Por isso, quem recebe dinheiro do INSS já pode se preparar para receber o dinheiro, dado que as datas de pagamento estão confirmadas.
Confira, abaixo, as datas para quem recebe um salário mínimo:
- Final 1: 25 de outubro
- Final 2: 26 de outubro
- Final 3: 27 de outubro
- Final 4: 30 de outubro
- Final 5: 31 de outubro
- Final 6: 1º de novembro
- Final 7: 3 de novembro
- Final 8: 6 de novembro
- Final 9: 7 de novembro
- Final 0: 8 de novembro.
Para quem recebe mais de R$ 1.321, o calendário é diferente:
- Finais 1 e 6: 1º de novembro
- Finais 2 e 7: 3 de novembro
- Finais 3 e 8: 6 de novembro
- Finais 4 e 9: 7 de novembro
- Finais 5 e 0: 8 de novembro.
Vale ressaltar que o INSS não pede confirmação de dados para efetuar o pagamento. Além disso, o valor sempre cai nas contas cadastradas na hora de receber o benefício.