O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do governo brasileiro vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência, que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias e outros benefícios.
Atualmente, o benefício do INSS pode ser solicitado de forma online, no entanto, muitos segurados estão relatando dificuldades para ter a sua solicitação aprovada, além da questão da demora no atendimento.
Como ter o benefício do INSS aprovado
Os segurados do INSS que estão próximos a se aposentar ou precisam solicitar algum serviço, devem ter atenção redobrada no preenchimento do requerimento, no site ou aplicativo do órgão.
Isso porque, o processo passou por uma robotização, que está verificando os pedidos de forma automática. Portanto, quanto mais corretos os dados estiverem no cadastro, mais rápida será a aprovação do benefício.
Além disso, existem seis principais motivos que fazem com que o benefício não seja deferido pelo robô do INSS. Em primeiro lugar, é mais importante que o segurado reúna todas as informações que garantam o direito ao benefício, como carteira de trabalho, guias de contribuição, declarações e Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), antes de iniciar o pedido.
Após isso, é esperado que o beneficiário esteja com os documentos separados, o segurado pode acessar o aplicativo do Meu INSS, disponível para iOS e Android e solicitar “Novo pedido” na tela inicial.
Após isso, é preciso escolher a opção “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” e, antes de realizar a confirmação, o trabalhador deve conferir e ajustar, se necessário, os seus dados pessoais como endereço, telefone e e-mail.
Caso haja alguma empresa sem data de saída no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) o segurado deve abrir o simulador do aplicativo para indicar manualmente a data correta. É importante também apresentar os documentos que comprovem as alterações.
Os trabalhadores do serviço público, rural ou que atuaram como professor devem ter atenção redobrada, pois esses períodos que têm contagens diferentes estão entre os casos mais comuns de reprovação no Meu INSS.
Erros que são comuns na hora de fazer o pedido
Além de seguir os passos anteriores, é importante que o beneficiário esteja atento aos erros comuns no momento de solicitar o benefício do INSS.
Com isso, separamos os principais erros para que os beneficiários tentem ao máximo não repeti-los, a fim de agilizar o prazo de confirmação do benefício.
Veja os principais erros:
- Vínculo empregatício sem data de saída no CNIS;
- Períodos pagos ou informados à Receita Federal fora de prazo. Precisam ser regularizados com IR e/ou contracheques;
- Períodos trabalhados com exposição a agentes nocivos. Precisa juntar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que é o formulário que comprova esta exposição;
- Períodos anteriores a 1975 que não estão no CNIS. É preciso apresentar a carteira de trabalho para incluir os vínculos;
- Períodos com contribuição abaixo do salário mínimo. O segurado tem que fazer o pagamento da guia complementar. Pode pedir pela central de atendimento 135.