O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não cancela o benefício de pessoas com o mesmo nome. A saber, os casos de quem tem o nome igual são identificados pelo Instituto por meio de batimentos de dados com outras bases do governo para identificar indícios de óbitos.
Aqui, portanto, é importante ressaltar que não há de imediato o cancelamento do benefício, mas sim, a suspensão do pagamento.
No entanto, no momento em que o beneficiário apresenta a documentação comprovando se tratar de homônimo, o benefício é reativado e o pagamento devidamente regularizado.
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Como o INSS identifica
Atualmente, são realizados batimentos dos benefícios ativos da folha de pagamentos com a base de dados do Ministério da Saúde por meio do Sistema SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) para a identificação dos benefícios com indícios de óbito.
Em resumo, nas checagens que acabaram em suspensão de benefícios, foram considerados métodos de comparação fonética do nome do titular e da mãe do titular, além da data de nascimento.
Dessa forma, a metodologia aplicada tem o intuito de evitar a perda de registros que possam indicar possível óbito devido a erro de grafia ou ausência de todos os dados nas bases.
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Balanço
Ainda mais, de acordo com um levantamento realizado em junho passado, desde setembro de 2022 foram identificados junto à base SIM 84.506 benefícios e encaminhados para a suspensão por indício de óbito.
Aliás, desse total, somente 1.065 foram reativados, representando apenas 1,26% do total de benefícios.
Sendo assim, a ação gerou aos cofres públicos uma economia no valor de R$ 85.047.574,00 com a suspensão dos referidos benefícios.
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Como pedir reativação do benefício no INSS?
Para garantir a retomada do seu benefício, siga essas etapas:
- Acesse o ‘Meu INSS’ com login e senha da plataforma Gov.br;
- Busque a opção “Novo pedido”;
- Depois, selecione o item “Novo requerimento”;
- Em seguida, acesse “Atualizações para manutenção do benefício”;
- Depois, clique em “Reativar benefício”;
- Selecione o benefício que deseja ativar;
- Verifique os dados e, se estiver tudo certo, aperte “Avançar”;
- Preencha as informações requisitadas e conclua o seu pedido.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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