As últimas notícias envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social quase sempre são referentes aos problemas que a autarquia vem enfrentando em relação às filas. Contudo, hoje o INSS tem uma excelente notícia para os segurados, entre as muitas medidas que o órgão vem adotando para melhorar o atendimento, uma delas tem potencial para favorecer muitos beneficiários do órgão.
O Instituto de Previdência é um dos órgãos cruciais para as ações do governo federal. Pois a autarquia tem sob sua responsabilidade o pagamento de grande parte dos benefícios que são oferecidos aos trabalhadores e a população em geral. Sendo assim, toda melhoria que o governo implanta no órgão previdenciário tende a impactar milhões de pessoas.
Nesse sentido, o governo está propondo uma série de alterações em sua logística para melhorar o atendimento aos milhares de indivíduos que buscam os benefícios do órgão.
Quer saber tudo sobre essa notícia que o INSS tem para os seus beneficiários? Continue a leitura até o final!
Iniciativas do INSS para agilizar aprovação de benefícios
São muitos os serviços que o instituto oferece, entre eles podemos destacar as concessões de aposentadorias e o pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Além dos auxílios por incapacidade temporária (auxílio doença) e acidente e também do salário maternidade.
Sendo assim, o governo federal está procurando implementar algumas ações para fazer com que a Previdência Social melhore seu atendimento. Desse modo, pretende-se conseguir que a aprovação dos benefícios seja mais ágil para os cidadãos. Evitando assim, que o problema das filas que vem causando tanto transtorno continue a aumentar.
Portanto, várias são as iniciativas no sentido de obter essa agilidade. Entre elas está o oferecimento de bonificação aos servidores que decidirem trabalhar horas extras e contribuindo para a redução nas filas dos segurados.
Alteração em um dos benefícios do INSS
Então, dentre todas as atitudes que a previdência anunciou até o momento, a excelente notícia ficou por conta de uma alteração em um dos benefícios cedidos pela autarquia. Essa mudança promete trazer vantagens para um grande número de pessoas que estão na fila aguardando um atendimento do órgão.
O benefício em questão é o BPC, que apesar de não ter caráter previdenciário, seu pagamento é de responsabilidade do órgão, assim como todos os trâmites para sua concessão. Dessa forma, quem faz a solicitação desse benefício também vem enfrentando fila para sua aprovação.
A concessão do Benefício de Prestação Continuada abrange pessoas idosas ou PCDs, de baixa renda.
Auxílio inclusão do BPC
Por fim, com essa mudança no auxílio às pessoas idosas e PCDs, que participam do programa social da LOAS, caso consiga um trabalho com remuneração, poderão contar com um benefício para garantir a complementação da renda.
Essa garantia é necessária, pois, o BPC é um recurso para auxiliar justamente os cidadãos que não tem possibilidade de arrumar um trabalho devido à alguma incapacidade para exercer atividades laborais.
Assim, o novo benefício é o auxílio-inclusão, o valor equivale à metade do valor integral do BPC. Em outras palavras, toda pessoa idosa ou PCD que participa do BPC recebe um auxílio no valor de um salário mínimo (atualmente R$ 1.320). Na hipótese do cidadão ingressar no mercado de trabalho, terá um direito a um pagamento de R$ 660 ao mês, referente ao auxílio-inclusão.
Como você vê essa nova medida do INSS? Comente conosco!