O cidadão que solicita um serviço ou benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode acompanhar por conta própria o andamento de seu pedido. Assim, não é necessário contratar ou pedir ajuda a outras pessoas.
Esse é o seu caso? Quer saber o status de alguma solicitação?
Então siga o artigo até o final e confira as orientações.
Boa leitura!
Como fazer o acompanhamento de pedido no INSS
Fique por dentro das opções.
Pelo ‘Meu INSS’
- Acesse o ‘Meu INSS’ pelo site ou aplicativo para Android e iOS;
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Informe o seu CPF e senha, e clique em “Entrar”;
- Vá em “Consultar Pedidos”;
- Localize o pedido e clique em “Detalhar”;
- Leia as mensagens constantes no processo para saber a situação e se há providências a tomar.
Pela Central Telefônica 135
Caso não tenha acesso à internet ou tenha dificuldade para entrar no ‘Meu INSS’, o cidadão pode ligar no telefone 135 para pedir que o atendente detalhe a situação do pedido.
Vale destacar que o INSS também se comunica ativamente com o segurado em algumas situações.
Então, se tiver informado o e-mail durante o pedido, ele será avisado por esse canal sempre que a situação do requerimento mudar.
Ainda mais, caso já tenha acessado o aplicativo ‘Meu INSS’ alguma vez, o segurado recebe notificações quando o pedido entra em exigência e quando é concluído.
Além disso, o INSS envia carta às pessoas que optam por não acompanhar o processo pelos canais remotos.
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Por que acompanhar?
Um dos principais motivos para acompanhar o processo de perto é para saber se há necessidade de cumprir exigências.
Assim, após tomar conhecimento de que o INSS está pedindo informações ou documentos, o cidadão tem 30 dias para apresentá-los. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias mediante justificativa.
No entanto, caso o segurado não tome providências, o processo poderá ser concluído com as informações que o INSS já detém – o que pode levar à concessão de um benefício com valor menor que o esperado, por exemplo. Outra situação é o encerramento do processo por desistência do pedido.
Também é importante acompanhar a solicitação para conferir os agendamentos. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) à Pessoa com Deficiência, por exemplo, pode ser negado caso o solicitante falte à perícia médica ou à avaliação social, sem remarcar dentro do prazo estabelecido.
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Segurança
Por fim, vale ressaltar que o cidadão deve sempre utilizar apenas os canais oficiais do INSS para buscar informações.
Então, atenção! O INSS não faz atendimentos por WhatsApp e os servidores do instituto não enviam mensagens usando e-mail. Por isso, se receber esse tipo de contato, desconfie e faça o bloqueio.
Para garantir a segurança de informações e benefícios, o segurado não deve fornecer a senha do Meu INSS a ninguém, nem mesmo a familiares.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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