O INSS é uma ferramenta que o governo brasileiro tem de atender as pessoas nas mais diversas situações. Mas muito além da aposentadoria e das pensões, mais populares na entidade, os pagamentos também contemplam benefícios que pouca gente conhece. Apesar disso, eles existem e podem ajudar você a ter dinheiro em momentos de dificuldade.
Por isso, hoje vamos falar sobre 3 benefícios que o INSS paga, mas que são pouco populares. Vale lembrar que, para receber o valor, é preciso se adequar às normas do programa, o que pode não ser fácil para muitas pessoas.
Os 3 benefícios que o INSS paga
O INSS é o instituto que paga as aposentadorias e pensões. Atualmente, mais de 36 milhões de brasileiros dependem da entidade para fechar o mês com dinheiro. Contudo, muita gente pode estar deixando de ganhar uma renda da previdência social por não conhecer outros programas que são pagos pelo governo.
O primeiro benefício é o salário-maternidade em caso de aborto. As mulheres podem receber o dinheiro ao terem um filho, ao finalizarem o processo de adoção ou, ainda, em caso de aborto espontâneo ou dentro da lei (que acontece em casos de gestação de risco ou estupro). Em alguns casos, a mãe sequer precisa respeitar o mínimo de contribuição ao INSS.
O segundo benefício é o auxílio-doença para quem está fazendo uma cirurgia plástica. Isso porque os procedimentos estéticos também entram no rol de pagamentos da entidade. O programa é destinado a quem precisa ficar mais de 15 dias sem trabalhar e, como em algumas cirurgias plásticas o prazo de recuperação é maior que isso, o INSS também segura essas pessoas. Apesar disso, o cidadão precisa comprovar que a cirurgia foi feita por conta de uma necessidade.
Por último, o INSS também paga um valor de 25% a mais para quem recebe a aposentadoria por invalidez. A ideia desse programa é proteger o segurado, de forma que o valor adicional seja usado para manter a saúde do cidadão. O nome desse benefício é auxílio-acompanhante.
Como solicitar os benefícios?
O INSS tem um vasto programa de pagamentos de aposentadorias e pensões para os brasileiros. Apesar disso, todos os programas possuem regras e, para recebê-los, é preciso cumprir todos os requisitos estipulados pela previdência social. Nos benefícios que mencionamos acima, não será diferente. Por isso, é preciso ficar atento às regras.
Isso porque o fato de serem programas menos famosos do INSS, há poucas informações na internet sobre isso, incluindo no site do próprio instituto. Por isso, o mais indicado é ir até uma agência da sua cidade para verificar as informações dos programas.
De certa forma, já é possível prever quais são os requisitos. Em caso de salário-maternidade, será necessário comprovar a situação de adoção ou de aborto com laudos médicos. Além disso, o tempo de contribuição precisa de comprovação, o que o segurado pode pegar no aplicativo ou portal do Meu INSS.
No caso da cirurgia plástica, laudos médicos que comprovem a necessidade precisam ser apresentados para o instituto. No caso da aposentadoria por invalidez, as mesmas regras do programa valem aqui.
Estou tentando me aposentar por invalidez tem 4 anos. Mas a justiça não concedeu. Trabalhei um ano e três meses em um restaurante onde não assinaram minha carteira. A justiça não fez nada com meus ex patrões. Eles colocaram laranjas pra não pagar imposto e com isso fiquei a deriva. Até quando a justiça vai tapar os olhos para essas pessoas. Enquanto isso passo dificuldade.