Hoje nós vamos contar para você quais são os motivos pelos quais o INSS sobre demora na liberação de aposentadorias. Depois da reforma da Previdência Social, muitas coisas mudaram, especialmente nas aposentadorias, que são os maiores benefícios pagos pela Previdência, por meio do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS.
Com isso, muitas dúvidas surgiram entre os contribuintes. Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre as mudanças da reforma da Previdência para te passar. Além disso, ainda vamos falar quais são os motivos pelos quais o INSS está demorando mais para liberar a aposentadoria. Portanto, não deixe de ler até o final, para obter todas as informações necessárias sobre as aposentadorias do INSS.
Quais são as mudanças feitas na aposentadoria depois da reforma da Previdência Social?
Depois da última reforma da Previdência Social que ocorreu em 2019, muitas modificações foram feitas de modo que todos os brasileiros sejam atendidos de uma maneira mais eficaz e simplificada.
Também, para que no futuro, a Previdência que já estava praticamente falida, não precisasse ser extinguida, o que garante que a geração atual, também possa ter direito a aposentadoria ou aos outros benefícios concedidos para os contribuintes, no futuro.
No entanto, como é uma reforma grande, em um órgão que abrange milhões de pessoas, até hoje ainda têm contribuintes em transição, e muitas dúvidas e questionamentos ainda existem entre os cidadãos. As principais mudanças feitas na Previdência Social foram em relação às aposentadorias, que tiveram um aumento na idade mínima e no tempo de contribuição.
Além disso, a aposentadoria por invalidez passou a se chamar aposentadoria por incapacidade permanente, e a aposentadoria por tempo de contribuição deixou de existir.
Quais são as regras para se aposentar em 2023?
Depois de todas essas mudanças, você deve estar se perguntando quais são as novas regras para se aposentar em 2023, não é mesmo? Pois bem, nós vamos explicar isso também!
Para se aposentar em 2023 os cidadãos brasileiros precisam preencher os seguintes critérios:
- Ter uma idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres;
- Ter contribuído mensalmente com a Previdência Social durante 30 anos para mulheres e 35 para homens;
- No caso de servidores públicos o tempo de contribuição é de 25 anos para ambos os sexos, mas a idade mínima é a mesma.
Vale ressaltar que as contribuições feitas com atraso ou com um percentual menor do salário mínimo, não serão aceitas.
Por que o INSS está demorando na liberação das aposentadorias?
Como todos já devem ter notado, depois da reforma, o INSS está demorando mais para liberar as aposentadorias para seus contribuintes. Isso acontece porque houve extinção da aposentadoria por tempo de contribuição e os contribuintes desta categoria precisam passar por um processo de transição.
Além disso, como a idade mínima para se aposentar também aumentou, os contribuintes precisam esperar mais tempo para alcançar a tão sonhada aposentadoria. Agora que você já conferiu os motivos pelos quais o INSS sofre demora na liberação de aposentadorias, já sabe que os contribuintes precisarão esperar um pouco mais pela aposentadoria.