O Ministério do Trabalho e Previdência informa aos segurados que não foram atendidos em razão do movimento de paralisação dos peritos médicos federais, que a remarcação poderá ser feita pelo aplicativo ‘Meu INSS’.
A pasta ainda ressalta que, apesar do reagendamento, o INSS considerará a data originalmente marcada como a data de entrada do requerimento, para evitar um prejuízo financeiro ainda maior aos segurados.
Como reagendar o atendimento do INSS?
Para remarcar o atendimento, o segurado deverá acessar o ‘Meu INSS’ e realizar os seguintes passos:
- Acesse aplicativo ou o site meu.inss.gov.br;
- Informe o seu CPF e a sua senha;
- Clique na opção “Serviços”;
- Em seguida, na aba “Benefícios”, clique em “auxílio-doença”;
- Clique em “Perícia” e depois selecione a opção “Remarcar perícia”;
- Informe o número de documento;
- Reagende o atendimento.
Para mais informações, os segurados poderão ligar para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.
Paralisação
Os segurados foram pegos de surpresa com a interrupção nos atendimentos nas agências da Previdência Social, com a paralisação dos médicos peritos. Aliás, os profissionais declaram que a greve é por tempo indeterminado.
Os funcionários pedem recomposição salarial de 19,9% pelas perdas geradas pela inflação de 2019 a 2022; um limite de 12 atendimentos presenciais por dia; e a abertura de concurso público para preencher 3 mil vagas.
Atualmente, são 3.411 médicos peritos no Brasil. E de acordo com a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), 2.853 desses estão em atendimento.
A demanda é muito maior do que a oferta, já que a fila por um benefício se aproxima de 3 milhões de pessoas. Em algumas localidades, inclusive, a espera supera 5 meses.
Vale lembrar que esta é a terceira paralisação dos atendimentos médicos nas agências do INSS neste ano.
Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência
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