O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) lança, a partir de 24 de novembro, o pagamento do 13º salário para os segurados que começaram a receber aposentadorias ou benefícios a partir de maio de 2022.
Vale lembrar que, neste ano, o 13º salário começou a ser pago no primeiro semestre. O governo federal antecipou o pagamento, e as parcelas foram depositadas entre os meses de abril e junho.
Todos aqueles que possuem o direito, mas ainda não receberam o 13º salário, podem ficar tranquilos, que segundo o INSS, neste novo lote irão receber. Terão direito todas as pessoas que tiveram benefício concedido após o pagamento da antecipação feita entre abril e junho.
Como vai funcionar o pagamento do INSS?
Como já vem acontecendo no pagamento de outros benefícios, o INSS realiza o cronograma de pagamentos para mais de 36 milhões de segurados e leva em consideração o dígito final do benefício. Tem direito às parcelas do 13º do INSS, os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
Além disso, os valores a serem recebidos deste novo lote de pagamentos serão proporcionais aos meses que o cidadão passou a receber, seja a aposentadoria, pensão ou o auxílio do INSS.
Apesar do órgão afirmar que aqueles que não tinham recebido, irão receber neste novo lote, ainda não se sabe o número exato das pessoas que irão receber o 13º salário neste mês de novembro.
Nesse sentido, os segurados podem consultar quanto receberão de abono anual por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para Android na PlayStore (Android) e iOS na AppStore (Apple), acessando o serviço “Emitir Extrato de Pagamento de Benefício”.
Quem possui direito?
Possuem direito a esse pagamento os segurados aposentados, pensionistas e quem recebeu durante o ano alguns tipos de auxílios. Cidadãos que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito ao 13º salário.
Segundo o calendário do INSS, os depósitos serão feitos primeiro para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.212). A partir de 1º de dezembro, será pago o 13º de quem ganha acima do piso nacional.
Calendário de pagamentos do INSS
O INSS segue o pagamento segundo o número final de cada beneficiário. Além disso, para facilitar e evitar problemas maiores, o Instituto decidiu separar os pagamentos entre quem recebe um salário mínimo e aqueles que recebem acima deste valor, veja abaixo o calendário:
Até um salário mínimo (R$ 1.212):
- Benefício final 1 – 24 de novembro (quinta-feira);
- Benefício final 2 – 25 de novembro (sexta-feira);
- Benefício final 3 – 28 de novembro (segunda-feira);
- Benefício final 4 – 29 de novembro (terça-feira);
- Benefício final 5 – 30 de novembro (quarta-feira);
- Benefício final 6 – 1 de dezembro (quinta-feira);
- Benefício final 7 – 2 de dezembro (sexta-feira);
- Benefício final 8 – 5 de dezembro (segunda-feira);
- Benefício final 9 – 6 de dezembro (terça-feira);
- Benefício final 0 – 7 de dezembro (quarta-feira;)
Acima de um salário mínimo:
- Benefício final 1 e 6 – 1 de dezembro (quinta-feira);
- Benefício final 2 e 7- 2 de dezembro (sexta-feira);
- Benefício final 3 e 8 – 5 dezembro (segunda-feira);
- Benefício final 4 e 9 – 6 de dezembro (terça-feira);
- Benefício final 5 e 0 – 7 de dezembro (quarta-feira).