Os segurados do INSS começam o mês de maio já com boa notícia. O órgão federal divulgou um importante reajuste que irá impactar na vida de milhões de cidadãos brasileiros que têm o Instituto como fonte de renda.
Além disso, o INSS é um órgão que representa grande parte dos benefícios concedidos aos trabalhadores brasileiros, tanto os já segurados do Instituto como os pensionistas. Assim, os trabalhadores brasileiros que necessitam da instituição para auxílio em casos de doença ou acidentes, por exemplo, contam com ajudas temporárias.
Dessa forma, se você quer saber se faz parte do reajuste do Instituto, acompanhe a matéria a seguir.
Aposentadoria INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos mais conhecidos órgãos públicos brasileiros, além de ser um dos mais ativos. O Instituto é responsável por pagar muitos benefícios sociais que o Governo Federal oferece. Dessa maneira, é tradicional que o órgão federal tenha um amplo acesso ao povo brasileiro.
O pagamento da aposentadoria está entre um dos auxílios mais concedidos, sendo um direito àqueles trabalhadores que trabalham sob regime CLT ou com carteira assinada.
Além do mais, o Benefício de Prestação Continuada também é outro auxílio do INSS, mas não tão conhecido. Assim, no momento, a aposentadoria é alvo do governo federal para realizar um reajuste no valor. Por isso, se você não viu qual o novo valor da aposentadoria, confira a seguir.
Reajuste
Já no mês de maio os aposentados do INSS que ganham até um salário mínimo poderão contar com um reajuste em suas remunerações mensais. Isso porque o governo Lula concedeu ao salário mínimo o aumento para 1320 reais.
Dessa forma, todos que recebem um salário mínimo serão impactados com o aumento do benefício. O reajuste vem acompanhado do primeiro aumento real no salário mínimo dentro da gestão de Lula. No início de sua gestão, o Presidente da República já havia realizado outro aumento.
O Presidente Lula anunciou o reajuste oficialmente na noite de 30 de abril, domingo. Conjuntamente, Lula também divulgou a nova faixa de isenção para o Imposto de Renda, que passará a valer ano que vem, 2024. Assim, a faixa de isenção do IR passa para dois salários mínimos, correspondendo a 2640 reais.
O aumento real, portanto, representa uma esperança para o povo brasileiro em relação aos próximos reajustes. Isso porque o Governo Lula tem como promessa de campanha a participação do povo no crescimento do país através do PIB, concedendo à população aumentos reais no salário mínimo.
Além disso, outros benefícios já foram contemplados com aumentos, como os Programas Sociais. Temos como exemplo o Bolsa Família, que obteve elevação no valor para 600 reais, sem contar os adicionais. Portanto, as famílias que dependem do salário mínimo e dos Programas Sociais já têm motivo para comemorar e aguardar novos aumentos nos benefícios. Dessa forma, o povo brasileiro pode ter aumento real no poder de compra e ver a desigualdade social reduzir cada vez mais.
Veja ainda: VITÓRIA CONFIRMADA para brasileiros que vivem de ALUGUEL