A dona de casa tem direito à uma aposentadoria? Essa é a dúvida de muitas pessoas, e pensando nisso, decidimos trazer este artigo.
Então, saiba que a dona de casa tem direito à aposentadoria desde que esteja contribuindo regularmente para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou que já tenha contribuído por tempo suficiente para ter direito à aposentadoria.
Além da aposentadoria, quais são os outros benefícios possíveis?
Vale ressaltar que os outros benefícios garantidos às pessoas que se dedicam aos cuidados com o lar, além da aposentadoria, são: o auxílio por incapacidade temporária, o salário-maternidade, o auxílio-reclusão e a pensão por morte para os dependentes.
No entanto, como esta não é uma atividade remunerada, o interessado precisa fazer contribuições ao INSS na categoria de segurado facultativo.
Então, caso não tenha vínculo empregatício registrado, é preciso fazer a inscrição pela Central 135 ou acessar o ‘Meu INSS’, por meio do site ou aplicativo e clicar no botão “Inscrever no INSS”.
Agora, para quem já trabalhou com carteira assinada, o número de contribuinte é o mesmo do PIS/PASEP.
A saber, os pagamentos podem ser mensais ou trimestrais e as alíquotas podem ser de 5%, 11% e 20% do salário mínimo.
Confira também: Pagamento do ABONO SALARIAL PIS/PASEP em 2023: Confira as atualizações
Instituto segue sem presidente
Um mês após o início do terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o INSS segue sem a definição de um nome para ocupar a presidência do órgão federal. Cabe mencionar que o cargo está sendo temporariamente preenchido pela substituta Larissa Andrade Mora.
Nos bastidores, a demora “preocupa” porque o INSS, responsável pelo pagamento de benefícios a cerca de 37 milhões de brasileiros, chegou ao fim do governo de Jair Bolsonaro sob risco de apagão.
Além disso, de acordo com dados levantados pelo gabinete de transição, o número de requerimentos aguardando análise ultrapassa 5 milhões.
Esse volume engloba novas solicitações de aposentadoria e auxílio-doença, pedidos de revisão de benefícios já concedidos, além de outras requisições.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social
Leia ainda: SAIU! Pagamento em dobro do VALE GÁS está CONFIRMADO! Veja quando começa