Em viagem a São Paulo para tratar de assuntos da pasta Trabalho e Previdência, o ministro José Carlos Oliveira anunciou que as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Paulo (SP), devem participar de projeto piloto que vai instalar equipamentos eletrônicos que facilitam o atendimento às pessoas com deficiência auditiva.
O ministro recebeu a demanda pelo secretário adjunto da Pessoa com Deficiência de SP, Vinícius Schaefer, e se comprometeu a atuar junto às áreas técnicas do Ministério e do INSS de modo a viabilizar o projeto.
O equipamento deve auxiliar no atendimento administrativo e, também, durante as perícias médicas.
Projeto piloto do INSS
De acordo com Oliveira, o piloto começará por SP e, se houver sucesso, servirá de modelo para o todo o país.
“Tenha certeza de que vamos fazer. Já conversei com o superintendente de São Paulo e com o presidente do INSS sobre isso e vou levar o pleito para a Subsecretaria da Perícia Médica, para que isso aconteça o mais rápido possível”, afirmou o ministro.
Quinto site mais acessado do Gov.br
Segundo o Relatório Mensal de março de 2022, produzido pela equipe do gov.br, o ‘Meu INSS’ aparece como um dos cinco aplicativos mais baixados e umas das quatro palavras-chave mais pesquisadas nas plataformas do governo federal. Além disso, o estudo também apontou que o site da Autarquia é o 5º mais acessado do Governo Federal.
Portal do INSS
Dos 151 sites que foram migrados para o gov.br, o do INSS foi o 5º mais acessado pelos cidadãos. Nele estão disponíveis acesso a documentos, formulários e informações que garantem a transparência do serviço prestado, além de notícias atualizadas sobre tudo o que acontece na autarquia.
No aplicativo é possível também fazer consultas, emitir extratos, realizar agendamentos e solicitar serviços. Na última versão, o segurado já pode consultar a cópia dos contratos de empréstimo e os dados de identificação coletados na contratação, o que aumenta a segurança nesse tipo de acordo.
Por meio do ‘Meu INSS’, o atendimento é feito sem a necessidade de deslocamento até uma agência física, o que deixa tudo mais rápido. O tempo gasto na plataforma é, em média, menor que cinco minutos.
E quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro do app, explica o passo a passo para todos os serviços.
Para falar com a Helô, basta apertar o botão no canto inferior direito da tela.
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