A plataforma ‘Meu INSS’ foi destaque durante o Fórum Virtual de Seguridade Social das Américas. O presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, apresentou a plataforma para representantes de instituições de diversos países presentes ao evento. Canuto falou dos desafios do órgão para atender 36 milhões de brasileiros que atualmente recebem algum tipo de benefício da Previdência Social.
Serviços do INSS
A saber, o ‘Meu INSS’ foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a vida do cidadão que, por meio de um computador ou celular, pode acessar mais de 90 serviços previdenciários.
Ao citar o início da pandemia de Covid-19, quando aconteceu o fechamento das agências da Previdência Social, Gustavo Canuto ressaltou a importância da plataforma para que milhares de brasileiros pudessem exercer seus direitos.
O salto de acessos mostra como o cidadão tem buscado o serviço de forma digital. A plataforma saiu de pouco mais de 3 mil acessos em 2016, para 398 milhões em 2021.
Virtual x presencial
O impacto também se dá sobre o atendimento presencial. Antes da pandemia, as agências realizavam uma média de quatro a cinco milhões de atendimentos, passando para 1,4 milhão após a reabertura.
Por outro lado, o volume de requerimentos não diminuiu. O INSS continua recebendo mais de oito milhões de pedidos de benefícios todos os anos.
Além de atender o cidadão sem precisar sair de casa, a plataforma simplifica processos e reduz a burocracia, acabando com formulários e processos de papel.
Todos os pedidos podem ser solicitados e acompanhados pela plataforma. A resposta ao pedido, em muitos casos, é automática, uma vez que integra uma grande base de dados que, por meio de inteligência artificial, processa as informações.
“No momento em que ele faz a solicitação, em alguns segundos ele já tem o resultado” explicou o presidente apresentando números que comprovam essa eficiência.
De acordo com ele, de 2016 para 2021, houve um avanço de mais de 337% no número de concessões e despachos automáticos da previdência.
Como ter acesso ao aplicativo?
O aplicativo pode ser obtido de forma gratuita nas lojas de aplicativos, onde você deve buscar por ‘Meu INSS’ para fazer o download no seu celular ou tablet.
Você ainda tem a opção de visitar o Portal do Meu INSS na internet neste link.
Como cadastrar meu CPF no ‘Meu INSS’?
Para criar o cadastro no aplicativo ou no site você deve informar os seguintes dados: número do seu CPF, nome completo, data e local onde nasceu e nome completo da mãe.
Para fazer o cadastro no ‘Meu INSS’, é bom ter em mãos os seus documentos e a Carteira de Trabalho. No processo do cadastro, serão apresentadas perguntas relacionadas à vida trabalhista e previdenciária, como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições.
Leia também: Novo lote de SMS para aviso sobre Auxílio Emergencial indevido