O INSS começará a pagar, na próxima segunda-feira (25), o décimo terceiro salário dos aposentados. A primeira parcela será liberada de acordo com o número final do NIS, sem considerar o dígito verificador. Assim como aconteceu em 2020 e 2021, o Governo Federal adiantará o décimo terceiro dos aposentados, que normalmente caem apenas no final do ano nas contas dos beneficiários.
Com isso, é hora de saber qual o valor que você receberá, bem como o calendário dos pagamentos. Essas informações ajudarão você a se organizar, além de permitir que você invista para ter uma vida financeira mais tranquila.
O INSS adiantará o décimo terceiro dos aposentados
Previsto para começar no dia 25 de abril, o pagamento do décimo terceiro dos aposentados acontecerá de forma antecipada pelo terceiro ano consecutivo. Desde 2020, ano da pandemia, o Governo Federal usa essa medida para tentar impulsionar a economia, gerar empregos e também diminuir a inadimplência, que atinge 65 milhões de pessoas atualmente.
Ao todo, serão R$56,7 bilhões colocados na economia. Esse valor representa o décimo terceiro dos aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS que têm direito a esse valor. Contudo, o valor varia conforme o prazo de aposentadoria. Quem estava aposentado em janeiro recebe o valor integral do benefício. A primeira parcela representará metade do valor total. Contudo, quem se aposentou de fevereiro em diante receberá proporcionalmente aos meses do benefício.
Na segunda parcela, o aposentado não receberá, necessariamente, o mesmo valor que a primeira parcela do décimo terceiro. Isso porque os benefícios superiores a R$1.903,98 por mês precisam pagar o Imposto de Renda, que o Governo Federal desconta automaticamente.
O calendário de pagamentos
O calendário de pagamentos segue de acordo com o número final do NIS dos aposentados. Com isso, quem tem o NIS de final 1 recebe primeiro, enquanto quem tem NIS de final 0 receberá por último. Os pagamentos do décimo terceiro começarão na próxima segunda-feira, 25, e se estenderão até o dia 6 de maio.
Dessa forma, que tem NIS de final 1, 2, 3, 4 e 5 receberão na semana dos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de abril, nessa ordem. Por outro lado, quem tem NIS de final 6, 7, 8, 9 e 0 receberá o valor nos dias 2, 3, 4, 5 e 6 de maio, também nessa ordem. Além disso, quem tem direito à segunda parcela receberá os valores a partir do dia 2 de maio.
Nesse dia, o Governo Federal pagará o restante para quem tem NIS de final 1 e 6. No dia 3 de maio, o pagamento será para os beneficiários de NIS terminados em 2 e 7. Em seguida, os NIS de final 3 e 8 receberão o pagamento no dia 4 de maio. No dia 5 de maio recebem os aposentados, pensionistas e demais beneficiários com o NIS de final 4 e 9. Por último, quem tem NIS de final 5 e 0 receberá o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro no dia 6 de maio.
Com o valor em mãos, especialistas alertam para tomar cuidado com a falsa ilusão de ter dinheiro sobrando. Isso porque o décimo terceiro será pago em abril, e não mais no final do ano, como costumava ser. Por isso, o ideal é que você quite todas as suas dívidas primeiro. Depois, com os valores que sobrarem, a sugestão é guardar o dinheiro em investimentos seguros, que façam o seu valor render.