O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará uma nova rodada de pagamentos do décimo terceiro salário para os aposentados. Diferentemente da primeira rodada, já feita em 2022, essa rodada não será destinada a todos os beneficiários. Isso porque as regras deste pagamento são diferentes, o que faz com que apenas uma minoria receba este valor.
Por isso, hoje vamos falar sobre o pagamento do décimo terceiro salário dos aposentados pelo INSS. Além disso, vamos mostrar as datas de pagamento e onde os valores cairão.
O que é essa nova rodada do INSS?
Em abril e maio deste ano, o INSS fez os pagamentos do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas da autarquia. Na época, todos os cidadãos que recebem valores da previdência receberam, em suas contas, um salário a mais.
Contudo, os pagamentos destes meses representavam um adiantamento dos valores deste ano e, por isso, essas pessoas não receberão no final do ano. Além disso, as regras seguidas pelo INSS são as mesmas para os trabalhadores: a primeira parcela paga 50% do salário. O restante é pago na segunda rodada, completando os valores. Essa regra vale para quem recebe um salário mínimo e também para quem recebe mais de um salário mínimo.
Além disso, vale lembrar que o valor foi adiantado neste ano. Isso porque, normalmente, o valor entra nas contas dos beneficiários do INSS em agosto e setembro, o que não aconteceu durante a pandemia e neste ano.
Contudo, os valores caíram nas contas em maio e não contemplaram os beneficiários que viraram pensionistas ou se aposentaram após o pagamento. Por isso, quem teve a aposentadoria aprovada de junho em diante ficaria sem receber o dinheiro.
Por conta disso, quem se aposentou ou passou a receber benefícios após junho terá o pagamento do décimo terceiro do INSS. Apesar disso, será preciso entender as regras deste pagamento.
Quais as regras de pagamento?
O pagamento do décimo terceiro do INSS acontecerá ainda em novembro e, como comentamos, será destinado a uma pequena parcela de beneficiários. Apesar disso, é preciso entender que o valor que a previdência pagará não será o mesmo que você recebe todos os meses.
Isso porque o pagamento do décimo terceiro do INSS é proporcional ao tempo que você recebe o benefício. Dessa forma, quem recebe a aposentadoria há 6 meses receberá metade do pagamento mensal. Quem recebe há 3 meses, receberá 25% do salário, e assim por diante.
Além disso, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito ao décimo terceiro do INSS. Por outro lado, quem recebeu qualquer outro auxílio ou a aposentadoria terá direito ao valor.
Para quem vai receber o valor, a consulta pode ser feita no aplicativo Meu INSS, disponível para todos os telefones do país. Ainda, os pagamentos vão de 24 de novembro a 7 de dezembro para todos os beneficiários.