O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga, hoje, mais algumas aposentadorias e pensões para os beneficiários do país. O valor se refere ao mês de outubro, mesmo que o pagamento esteja acontecendo no início de novembro. Além disso, são dois grupos distintos que receberão o valor hoje e, por isso, é preciso ficar atento ao calendário.
O calendário de pagamentos se estenderá até o dia 8 de novembro. Com isso, os pagamentos de outubro finalizarão nessa data, contemplando os beneficiários de pensões e aposentadorias do próprio INSS. Os pagamentos iniciaram no dia 25 de outubro.
Quem recebe hoje?
Os beneficiários do INSS que recebem hoje são divididos em duas categorias diferentes. Isso porque a previdência social separa os pagamentos em duas categorias, a depender do valor que o cidadão recebe. Com isso, o instituto divide o calendário entre quem recebe 1 salário mínimo e quem recebe mais que esse valor.
Para quem recebe apenas 1 salário mínimo, no valor de R$1.212, o dígito do NIS de hoje é o 7. Com isso, todos os beneficiários com NIS terminado entre 1 e 7 terão recebido até o final do dia de hoje. Por conta disso, faltarão apenas aqueles que possuem o número finalizado em 8, 9 e 0. O valor cai automaticamente na conta cadastrada, que pode ser da Caixa, mas que também pode ser em outras instituições financeiras.
Por outro lado, quem recebe mais de um salário mínimo, ou seja, valores acima de R$1.212, o calendário é mais amplo nos números. Isso porque a quantidade de pessoas que recebe acima do mínimo é menor, o que permite que o INSS consiga pagar mais pessoas na mesma rodada. Hoje, 3, recebem os aposentados e pensionistas com o NIS terminado em 2 e 7. Com isso, ficam faltando os beneficiários com NIS terminado em 3, 4, 5, 8, 9 e 0.
Quando o INSS fará os próximos pagamentos?
Os próximos pagamentos acontecerão diariamente até o dia 8 de novembro, quando o calendário de outubro do INSS finaliza. Por isso, se você ainda não recebeu o seu dinheiro, é preciso ficar atento a alguns detalhes, dado que você ainda pode receber. Em caso de problemas, especialistas indicam que você procure uma agência da previdência social.
A próxima rodada de pagamentos acontecerá amanhã, 4. Contudo, os beneficiários do INSS que receberão serão aqueles com NIS finalizado em 3 e 8 (para quem recebe mais de um salário mínimo), e 8 (para quem recebe 1 salário mínimo). Na segunda-feira, o pagamento acontecerá para quem tem NIS terminado em 4 e 9. Na próxima terça-feira, 8, o calendário finaliza pagando quem tem o NIS final em 5 e 0.
Por isso, antes de analisar se você recebeu o valor, veja sempre qual é o seu dígito final do NIS, dado que o INSS segue sempre essa regra. No caso de não recebimento, procure entender se houve cancelamento de benefício, ou se a sua documentação está com problemas. Para isso, você pode acessar o aplicativo Meu INSS. Caso continue com dúvidas, a indicação é procurar uma agência da previdência social.
Vale ressaltar, ainda, que o Governo Federal anunciou que fará um pente-fino nos benefícios sociais. Por isso, mantenha a documentação atualizada desde agora.