A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, nesta quarta-feira (8), com o apoio da Polícia Militar da Paraíba, a Operação Amenti, com o objetivo de combater fraude em 84 benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), entre eles, o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em imóveis dos investigados nas cidades paraibanas de Mamanguape, Cajazeiras e Guarabira.
As investigações contaram com o apoio da Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP) do Ministério da Previdência Social e foram iniciadas em 12 de março de 2020.
Então, foi identificado que os criminosos utilizaram documentos falsos para obter os benefícios.
Prejuízo em benefícios do INSS
Segundo a COINP, o prejuízo estimado, em razão dos 84 benefícios, gira em torno de R$ 7 milhões.
No entanto, a desarticulação do esquema criminoso proporcionará uma economia estimada de cerca de R$ 8 milhões, considerando-se a expectativa de sobrevida dos titulares dos benefícios.
Veja também: Vacina em dia para RECEBER O BOLSA FAMÍLIA; entenda a exigência
Operação
A saber, o nome Operação Amenti está relacionado à mitologia egípcia, que significa terra de fantasmas, pessoas inexistentes. Dessa forma, associa-se a este caso pelo fato das pessoas criadas e dos documentos falsos terem sido produzidos para a obtenção de benefícios fraudulentos.
Em atuação há 22 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário.
No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência Previdenciária detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência
Veja ainda: Projeto determina ATUALIZAÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA pela inflação