O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deu posse na manhã desta terça-feira (11), ao novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto.
A saber, a posse foi na sede do Instituto, em Brasília (DF), e contou com a presença de servidores e autoridades.
Cabe mencionar que Stefanutto teve a nomeação no último dia 5 de julho. Agora, assume a autarquia com a missão de agilizar processos internos e solucionar a grande demanda pelos serviços previdenciários.
Lupi, em sua fala, ressaltou a honra de empossá-lo à frente do Instituto.
“Continue esse homem reto, leal à causa pública e, principalmente, que não se deixa dobrar por interesses menores. Quem ganha é o povo brasileiro, é o INSS, somos todos nós”, disse.
O novo presidente do INSS assume o cargo com muitos desafios pela frente: uma fila de requerimentos com 1,8 milhão de pessoas, modernização do sistema ‘Meu INSS’ para ampliar as concessões de benefícios, quadro deficitário de servidores, entre outros.
VALORES A RECEBER: Ainda tem muita grana não resgatada; veja como sacar
Prazo dos pedidos do INSS
O ministro destacou o desafio que Stefanutto tem de liderar a maior instituição pública do Brasil, bem como de alcançar o prazo legal de 45 dias para análise dos pedidos dos cidadãos.
“O INSS é o maior, mais importante e mais humano programa social que o governo brasileiro tem. Queremos transparência total, organizar a fila e, a partir de 2024, teremos um novo INSS”, pontuou.
Ainda mais, durante discurso de posse, Stefanutto agradeceu ao ministro Carlos Lupi pela confiança e enfatizou a responsabilidade de cuidar dos 38 milhões de beneficiários do INSS e dos 52 milhões de contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
“O INSS é a esperança de muitos, se não da maioria dos brasileiros e é para isso que devemos sempre estar atentos, essa é a nossa verdadeira missão”, afirmou.
Além disso, o novo presidente do Instituto, que atuou por mais de seis anos à frente da Procuradoria-Federal Especializada junto ao INSS, de 2011 a 2017, agradeceu, ainda, aos superintendentes, gerentes-executivos e de agências, aos diretores, aos colegas terceirizados, e, em especial, aos servidores, que são a “essência do funcionamento desta Casa fantástica que é a Previdência Social”.
Confira ainda: Mudança nas regras do BILHETE ÚNICO deixa os brasileiros de queixo caído
Atendimento qualificado
Após a posse, Carlos Lupi conheceu a unidade “Na Hora – Perícia Médica”, na Asa Sul da capital. O projeto-piloto foi desenvolvido em parceria com o INSS e o governo do Distrito Federal, que viabilizam a infraestrutura e o suporte técnico.
No espaço, os peritos federais realizam, em dois turnos, cerca de 210 atendimentos diários a partir de 24 consultórios.
Acompanhado do presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto, e do diretor do Departamento de Perícia Médica Federal, Eleumar Menezes, o ministro afirmou que a iniciativa local poderá ser replicada em todo o país.
“O projeto inovador atende com eficiência e qualidade os segurados de Brasília. Vamos estabelecer mais parcerias com estados e municípios para acelerar o atendimento e reduzir a fila da perícia”, anunciou.
Na sequência, o ministro também visitou uma agência central para acompanhar o processamento dos serviços previdenciários.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Leia também: Saque do FGTS para quem pede demissão já está liberado? Veja detalhes surpreendentes