Neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar novos mutirões para agilizar a análise de benefícios assistenciais para pessoas com deficiência em 4 cidades.
Sendo assim, cabe destacar que a iniciativa desta vez contemplará: Imperatriz (MA), Porto Velho (RO), Ariquemes (RO) e Santos (SP).
Mutirão do INSS
Em resumo, a iniciativa tem como foco a redução da fila de estoque dos benefícios pendentes de avaliação social no ISS, que é uma das etapas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Além disso, é preciso deixar claro que os atendimentos são feitos mediante agendamento pelo número de telefone 135.
A saber, a ação acontece nas agências de Imperatriz (MA), Porto Velho (RO), Ariquemes (RO) e Santos (SP), com a presença de 53 assistentes sociais confirmados nas diferentes localidades.
Veja também: Valor extra no CAIXA TEM cai como uma luva e brasileiros COMEMORAM
Medida vem sendo aplicada pelo país
Para quem não acompanhou nada a respeito, cabe ressaltar que os mutirões para acelerar a análise desses benefícios já foram realizados nas cidades de Caruaru (PE), Pelotas (RS), Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).
Ainda mais, os próximos mutirões serão realizados em Montes Claros (MG), nos dias 1 e 2 de julho.
Confira ainda: Mutirão de renegociação de dívidas JÁ TEM DATA! Veja quando será
Décimo terceiro antecipado
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o Decreto 11.517 que mudou a data do décimo terceiro do INSS, e a primeira rodada já está concluída.
Cabe mencionar que os repasses iniciais foram finalizados no dia 7 de junho.
Agora, a partir do dia 26 de junho, teremos o pagamento da 2ª parcela, que seguirá até o dia 7 de julho.
Vale lembrar que recebem primeiro aqueles com repasse de até um salário mínimo, e depois os que recebem acima do piso.
Então, ao todo, 30 milhões de beneficiários recebem o valor nessas duas parcelas, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do INSS.
Ainda mais, o investimento total do Governo Federal é de R$ 62,6 bilhões, mas vale salientar que a medida não trouxe alterações ao orçamento, visto que o valor já estava provisionado. Afinal, houve apenas a antecipação do repasse e não uma alteração nos valores aplicados.
Por fim, cabe destacar que recebem o 13º do INSS, os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Leia também: FGTS: Saque de R$ 2.900 está disponível; veja quem pode resgatar