Com a chegada do fim do ano, uma das metas de brasileiros para 2024 será aderir à aposentadoria e, enfim, conseguir parar de trabalhar. Contudo, é preciso lembrar que o INSS exigirá o cumprimento de algumas regras para os cidadãos que querem receber o valor de direito.
Por isso, hoje vamos entender quais serão as regras da aposentadoria do INSS em 2024, além de mostrar como fazer o seu pedido de forma simples.
As regras da aposentadoria para 2024
A aposentadoria pelo INSS possui diversas regras diferentes e, por isso, é possível ter o direito adquirido por diversas formas. Atualmente, as duas mais comuns são a regra dos pontos e a outra por tempo mínimo de contribuição. Pelo aplicativo do INSS, brasileiros conseguem ver sua própria simulação.
Confira, abaixo, as regras do INSS para ambos os tipos de aposentadoria:
- Regra de pontos: nessa regra, o cidadão junta pontos a cada ano trabalhado e contribuído. Em 2024, homens precisarão de 101 pontos e 35 anos de contribuição. Para as mulheres, serão 91 pontos e 30 de contribuição. Com isso, a idade mínima seria de 66 anos para os homens e de 61 para as mulheres.
- Tempo de contribuição: para se aposentar com essa regra pelo INSS, homens precisarão ter 35 anos de contribuição e 63,5 anos de idade. Por outro lado, as mulheres precisarão de 30 anos de contribuição e 58,5 anos de idade.
Por isso, é inviável, muitas vezes, se aposentar com menos de 60 anos. Isso acontecerá, segundo especialistas, apenas para casos específicos de profissões que possuem vantagens na legislação brasileira. Vale lembrar que quanto maior o tempo de contribuição, maior também será o salário pago pelo INSS.
Como solicitar o valor ao INSS?
O processo de solicitação da aposentadoria no INSS agora ficou muito mais simples para os brasileiros. Isso porque o cidadão já não precisa mais ir em uma agência da autarquia, dado que pode fazer tudo de casa. Apesar disso, isso redobra os cuidados necessários com a documentação para pedir o direito.
Para pedir a sua aposentadoria, basta entrar no portal Meu INSS. Se você tiver o direito, o campo se abre automaticamente. Contudo, você precisará enviar os seguintes documentos:
- Carteira de identidade (RG)
- Carteira de Trabalho
- Comprovante de residência
- Carnês de contribuição (para autônomos)
-
Comprovantes de Atividade Especial, Rural e no Exterior (ver necessidade de acordo com cada caso)
Ao fazer o envio dos documentos, o INSS analisa e dá uma resposta de forma automática. No último ano, o governo vem trabalhando para diminuir o prazo de resposta, mas há relatos de pessoas que aguardam quase um ano para obter um retorno.