O prazo de declaração do Imposto de Renda está chegando e, com isso, é hora de juntar os documentos. Dentre os declarantes, até mesmo alguns aposentados precisam fazer a declaração. Por conta disso, o INSS libera os extratos para quem precisa se declarar à Receita Federal. Por isso, é preciso tê-lo em mãos para preencher os campos ou para enviar ao profissional que declarará para você.
Dessa forma, hoje vamos entender quais aposentados precisam fazer a declaração, como pegar o extrato do INSS e como economizar ainda mais no seu Imposto de Renda deste ano. O prazo vai de 15 de março a 28 de abril para todos os declarantes.
Como pegar o extrato do INSS?
Apesar de serem aposentados e pagos pelo Governo Federal, algumas pessoas precisam efetuar a declaração do Imposto de Renda todos os anos. Isso porque existe uma faixa de isenção e quem ultrapassa a faixa, independentemente da forma, precisa mostrar as informações à Receita Federal.
Neste ano, precisa declarar-se ao governo quem tem rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70 em 2022. Além disso, existem outras regras determinando quem precisa fazer a declaração. Por isso, aposentados que ganham acima disso no ano precisam enviar as informações. Além disso, quem é aposentado e segue trabalhando também precisa declarar o IR se ganha mais que isso dentro de um ano.
Para pegar o extrato, basta ir no site do Meu INSS e fazer o login com a senha do Gov.br. Além disso, também é possível conseguir o extrato pelo site extratoir.inss.gov.br sem precisar da senha. Vale lembrar que o extrato é apenas parte dos rendimentos tributáveis, já que retornos de investimentos, vendas de imóveis e veículos também podem entrar nessa categoria de tributação. Por conta disso, é sempre recomendado contar com um especialista na hora de declarar o seu Imposto de Renda.
Dicas para economizar no Imposto de Renda
Se tem o costume de pagar muito no seu Imposto de Renda, mesmo sendo beneficiário do INSS, saiba que existem formas de abater os valores. Isso porque alguns casos diminuem o valor pago, o que é sempre uma boa ideia para quem se encaixa nas regras de abatimento.
Para isso, é preciso comprovar algumas coisas. Ao todo, os gastos com educação, saúde, ter pai ou mãe como dependente, reformas da casa, taxas de corretagem, pensão alimentícia, previdência privada e outros investimentos isentos de IR são custos abatidos do seu Imposto de Renda. Como os beneficiários do INSS podem se encaixar em todas essas regras, é sempre bom ter as comprovações em mãos para pagar menos imposto.
Vale lembrar que a declaração errada do Imposto de Renda pode acarretar multas. Além disso, quem precisa declarar e perde o prazo pode pagar multa de até 20% do valor devido. Por isso, antes de começar o prazo de declaração, uma excelente forma de se preparar e separar os documentos com calma, para evitar problemas.