Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem acessar a carteira virtual do beneficiário e o cartão ‘Meu INSS+’ para ter acesso a confirmação de dados, sem precisar imprimir comprovante, e obter descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros.
Para isso basta acessar o aplicativo ou site ‘Meu INSS’ e clicar no ícone “Carteira do beneficiário”.
O “clube de vantagens” é fruto de parceria entre Ministério da Previdência, INSS e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vão disponibilizar uma ampla gama de serviços aos usuários, sendo correntistas ou não.
Na abertura da cerimônia, o presidente interino do INSS Glauco André Fonseca Wamburg destacou que o “INSS é uma casa que tem o compromisso de promover, reconhecer e ampliar o quanto possível, o trabalho de identificação de direitos”.
Portaria regulamenta as novidades do INSS
A Portaria MPS 1773, que institui a carteira do beneficiário e o Meu INSS+, foi assinada pelo ministro da Previdência Carlos Lupi durante cerimônia de lançamento ocorrida nesta segunda-feira (22), no auditório do INSS, em Brasília.
O ministro da Previdência avalia que pelo menos 19 milhões de pessoas terão acesso aos descontos oferecidos. Além disso, adianta que os bancos privados já mostraram interesse em participar da parceria.
“Alguns benefícios na área de farmácia têm desconto de até 70%”, pontua Lupi.
Para o ministro Carlos Lupi, o cartão virtual vai levar direito e cidadania a quem ajudou a construir a grande Nação que é o Brasil.
“Identificamos com a criação do cartão, a possibilidade de agregar parceiros que querem e estão dispostos a gerar facilidade para a vida do beneficiário do INSS”, acrescentou o presidente interino.
Participações
Estiveram presentes ao lançamento: a presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano; Ana Laura Gomes, representando a presidente do BB, Tarciana Medeiros; o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Fernando Macena.
E também Ana Carolina Tietz, diretora de Governança, Planejamento e Inovação do INSS; Maísa Cristina Meneses Cabral, representando a Diretoria de Gestão de Pessoas; Alessandro Stefanutto, diretor de Finanças, Orçamento e Logística; e Ailton Nunes, coordenador-geral de sistemas e automação, que apresentou como funcionará a carteira do beneficiário.
“A carteira do beneficiário é um documento de comprovação de recebimento de benefícios do INSS e tem como objetivo facilitar o acesso à dados previdenciários úteis ao dia a dia dos segurados. Além disso, identificou-se a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e vantagens a serem oferecidos por meio de entidades públicas e privadas”, explicou Ailton Nunes.
Assim, ao entrar no aplicativo e clicar na carteira do beneficiário, o usuário terá em mãos uma carteira virtual com sua identificação e um QR Code, que vai mudar mês a mês. É com esse dispositivo de segurança que as informações do segurado serão checadas.
Confira também: Restituição IR 2023: Veja se você vai receber no 1º lote do dia 31 de maio
Como emitir a carteira do beneficiário?
Basta seguir essas etapas:
- Acesse o aplicativo ‘Meu INSS’;
- Na página inicial, clique no item ‘Carteira do beneficiário’;
- Selecione uma foto;
- Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar’;
- Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Leia ainda: Notícia IMPORTANTÍSSIMA sobre pagamento do Seguro-Desemprego acaba de sair