O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou nesta terça-feira (11), que o governo trabalha para zerar as filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assim como ocorreu em seu primeiro mandato, entre 2003 e 2006.
De acordo com ele, há uma reunião já agendada com os ministros da Fazenda e da Previdência Social nesta semana para saber o porquê do problema e desenhar as respectivas soluções.
“Eu tenho uma reunião essa semana para descobrir qual é o problema que está acontecendo para termos uma fila por volta de 1,9 milhão de pessoas. Não há explicação, a não ser não ter dinheiro para pagar. Se for isso, tem que ser muito verdadeiro com o povo e dizer o porquê dessa fila. Se é falta de funcionário, a gente tem que contratar. Se é falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência”, pontuou Lula.
Fato ou Fake: Lula vai ACABAR com a aposentadoria? Descubra aqui
Fila do INSS
Segundo o presidente, já foi provado que não precisa haver fila no INSS nem para receber benefícios e muito menos para perícias médicas.
“Já provamos uma vez que a gente pode zerar a fila. Para benefício, para auxílio maternidade, para aposentadoria, para perícia. A gente conseguiu zerar”, disse, durante o Conversa com o Presidente, com o jornalista Marcos Uchôa, desta semana.
Ainda mais, Lula lembrou a necessidade de recomposição de quadros do funcionalismo público, quando alguém se aposenta, para evitar problemas como esse que o INSS voltou a enfrentar.
Então, ele disse que o mesmo acontece na Saúde e na Educação para manter a qualidade dos serviços.
“Se a pessoa se aposenta, e você não vai repondo, tem uma hora que vai faltar gente. Para melhorar a educação tem que contratar professor e funcionário. Para melhorar a saúde, mais médicos, enfermeiros, hospitais”, resumiu o presidente.
Veja também: CAIXA TEM: Garanta o seu cartão de crédito via aplicativo; saiba como
Bônus de produtividade
Como veiculado aqui no Brasil 123, uma medida já sinalizada pelo governo federal é o retorno do bônus de produtividade para os servidores do INSS. Aliás, de acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a Medida Provisória (MP) que recriará o pagamento de bônus deve ser assinada ainda esta semana pelo presidente Lula.
Assim, a medida vai fazer com que os funcionários consigam analisar mais pedidos de benefícios, em um esforço para diminuir a fila de espera.
Com informações da Assessoria do Palácio do Planalto
Leia ainda: BOLSA FAMÍLIA: Governo avalia pagamento UNIFICADO na rodada de JULHO