O Governo Federal faz investimento maciço no INSS. Assim, injetando mais de R $62 bilhões no Instituto Brasileiro do Seguro Social, essa se torna uma ótima notícia para os segurados do instituto.
A verba ora aplicada no INSS, tem como objetivo o pagamento de um dos muitos benefícios que o governo oferece à população.
Quer saber se essa injeção de verbas feita no INSS te afeta de alguma forma? Leia até o final para obter essa resposta e ainda descobrir quem faz parte da lista de indivíduos aptos a receber esse benefício.
Objetivo da injeção de verbas no INSS
Atualmente, o Governo Federal vem oferecendo diversos benefícios sociais aos brasileiros. Além disso, esses benefícios atingem a população pertencente a variadas camadas sociais. Sobretudo aquelas que se apresentam em risco de vulnerabilidade social.
Nos últimos dias a população brasileira pode constatar o aumento em vários desses benefícios, a exemplo do Bolsa Família que elevou sua base para R$ 600 e do salário mínimo que chegou a R$ 1320.
No entanto, esse dinheiro que o governo aplicou no INSS nesse momento, tem por objetivo pagar o 13º salário dos brasileiros que são integrantes do INSS, e recebem algum auxílio do órgão.
Outros benefícios
Conforme já citamos, o salário mínimo subiu no mês de maio. Dessa forma, também afetou o valor dos benefícios pagos pelo INSS, além de impactar em diversas outras rendas governamentais. É possível citar como exemplo:
- Salário-maternidade;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- PIS/PASEP, que não é pago pela autarquia, mas é afetado. Uma vez que todos são calculados usando como referência o piso nacional, que recebeu aumento nos últimos dias.
Situação atual do INSS
Como vimos, são muitos os benefícios oferecidos aos segurados através do INSS. Assim, a procura por atendimento no Instituto Brasileiro do Seguro Social também cresceu de modo significativo. Principalmente, devido ao aumento na fila para a solicitar agendamentos para os mais variados atendimentos (consultas, perícias médicas, solicitação de benefícios).
Entretanto existe previsão de implementar algumas novidades ao órgão.
Mudanças previstas para o INSS
Conforme declarações de Carlos Roberto Lupi (PDT), Ministro de Estado da Previdência Social, do atual governo, a principal mudança nos planos para o INSS, é a instauração de uma forma de bônus para os funcionários do instituto. Desde que concordem em fazer jornadas de trabalho ampliadas, atendendo assim, maior número de indivíduos durante o expediente diário.
Outra novidade que o ministro cogitou em suas declarações, foi a implantação da telemedicina como forma de atendimento. A saber, a telemedicina é a forma de atendimento remoto em que se utilizam recursos tecnológicos e de telecomunicações para trocar informações. Tanto entre os próprios profissionais da área, quanto entre profissionais e seus pacientes. Ademais, essas trocas podem ocorrer em vários graus e etapas dos atendimentos.
Então, descobriu se você está entre os beneficiados com esta aplicação de recursos no INSS? Comente conosco o que achou dessa notícia.